Como escolher uma causa para defender?

Veja o que fazer para começar a ajudar uma pauta importante e contribuir para o mundo

Foto: Canva

Causas diversas

Existem muitas pautas que precisam de atenção: sociais, ambientais, de saúde etc. “Encontrar a causa que mais nos motiva passa por um exercício de autoconhecimento. É importante identificar com quais valores estamos alinhados e como queremos contribuir para a nossa comunidade”, explica Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da Parceiros Voluntários.

Foto: Canva

“Se você acredita que a educação é um dos pilares para um mundo melhor, sua causa pode estar em organizações que trabalham com ações educativas para crianças ou jovens adultos. Por outro lado, se você se solidariza mais com pessoas idosas, essa pode ser a sua causa”, diz Santoro.

Foto: Canva

Amor à causa

Em uma pesquisa realizada pela UFRGS em parceria com a Parceiros Voluntários no ano passado, o principal fator de ingresso no voluntariado é justamente o amor à causa. Por isso é importante sabermos identificar com o que nos conectamos.

Foto: Canva

A boa notícia é que há organizações que beneficiam e lutam pelos direitos de diversos grupos nas suas especificidades. Então há muitas instituições com as quais podemos nos identificar.

Foto: Canva

Experimente

Se você ainda não encontrou a sua causa, que tal experimentar? “Procure conhecer a história das organizações, você pode se identificar com alguns personagens e encontrar aí a sua causa. Você também pode contribuir com diferentes pautas até encontrar aquela que faz seus olhos brilharem”, fala o presidente do conselho de administração da Parceiros Voluntários.

Foto: Canva

Perto de você

“Você pode começar participando das ações de uma organização próxima de onde você mora ou trabalha”, diz Santoro. Isso pode facilitar a sua organização para começar no trabalho voluntário e gerar impacto positivo para a comunidade que você faz parte.

Foto: Canva

ONG ou OSC?

Segundo a Parceiros Voluntários, a sigla OSC significa Organização da Sociedade Civil e tem sido usada há pouco mais de 10 anos no Brasil. Até pouco tempo eram bastante conhecidas pela sigla ONG – Organização Não Governamental.

Foto: Canva

Atualmente se prefere utilizar o termo OSC como uma forma de descrevê-las a partir daquilo que elas são de fato, e não a partir de uma negação (“não governamental"). Ou seja, temos uma função mais conceitual para adotar a sigla OSC do que ONG.

Foto: Canva

O que são as OSCs?

São entidades nascidas da livre organização e da participação social da população que desenvolve ações de interesse público sem visar o lucro.

Foto: Canva

Terceiro setor

“Essas organizações constituem atores sociais importantes para fortalecer o tecido social em espaços democráticos e são elas que atuam pela defesa de direitos e de garantias sociais em espaços onde nem governos (primeiro setor), nem empresas (segundo setor) agem e caracterizam, assim, o terceiro setor”, diz o representante da Parceiros Voluntários

Foto: Canva

Como saber se uma OSC faz um bom trabalho?

Segundo a Parceiros Voluntários, a transparência é um fator fundamental para a gestão das organizações do terceiro setor. Ela se dá por meio da publicação dos resultados da organização em relatórios mensais ou anuais, pelas publicações com evidências em redes sociais e por aí vai.

Foto: Canva

“Outra forma de identificar OSCs que fazem um bom trabalho é identificar se elas têm chancelas de órgãos como ONU, Unicef e documentação como Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Há, inclusive, algumas organizações que são auditadas por empresas externas”, explica Santoro.

Foto: Canva

Quer ser voluntário?

Comece buscando organizações da sociedade civil que realizam algum trabalho alinhado com a causa que você acredita ou que esteja próxima de você. Para isso, a internet e as redes sociais são grandes aliadas.

Foto: Canva

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Canva