Produtos de limpeza convencionais agridem o meio ambiente

Saiba como fazer faxina em casa de maneira mais sustentável

Foto: Canva

Questões ambientais

“O grande problema dos produtos de limpeza convencionais é que eles geram muito resíduo na produção, usam matérias-primas sintéticas, poluentes e, muitas vezes, tóxicas”, explica Samanta Fioravante, faxineira especializada em limpeza sustentável e idealizadora do Limpeza Viva, que oferece consultorias e cursos sobre o assunto.

Foto: Canva

Plástico

Metade do problema é o conteúdo dos frascos e a outra metade é o próprio frasco. Quase todos os produtos de limpeza encontrados nos mercados são vendidos em embalagens plásticas, um material que vem do petróleo, uma fonte não renovável, que não é biodegradável e que não é infinitamente reciclável.

Foto: Canva

Saúde

Inalar as substâncias químicas durante e depois da limpeza também pode causar alergias, irritações e dores de cabeça.

Foto: Canva

Limpeza que polui?

“Eu trabalho como faxineira e, quando comecei a pesquisar sobre o assunto, virou uma chave que eu pensei ‘como a gente chama de limpeza algo que, na verdade, polui?’”, fala Samanta.

Foto: Canva

Limpeza agressiva

Samanta explica que o uso excessivo de produtos bactericidas também é prejudicial: “Nossa casa não é um hospital que precisa de um tipo de limpeza tão agressiva”.

Foto: Canva

Como fazer uma limpeza mais ecológica?

Existem maneiras simples de mudar a forma como limpamos nossa casa. Veja as dicas a seguir.

Foto: Canva

Menos é mais

A primeira recomendação da especialista é reduzir a quantidade de produtos que usamos. “As pessoas utilizam muito produto sem necessidade”, diz.

Foto: Canva

Sabão

Embora exista uma variada gama de produtos de limpeza para as mais diversas finalidades, a maioria deles tem um tensoativo como ingrediente principal. Ou seja, tem uma substância com função igual a do sabão, porém, de matérias-prima geralmente sintética, que causa maior impacto no meio ambiente e na saúde.

Foto: Canva

Samanta explica que você pode substituir os diferentes produtos por apenas detergente, que vai limpar quase toda a sua casa. ”Você pode usar um sabão de base vegetal e transformá-lo em líquido ou em pó, por exemplo”, diz.

Foto: Canva

Pano com água

Quando não há gordura, boa parte da limpeza também pode ser feita simplesmente com pano úmido.

Foto: Canva

Para desinfetar

Quando realmente existe a necessidade de matar micro-organismos que podem trazer prejuízos à saúde, é possível substituir a água sanitária por água oxigenada ou álcool, por exemplo.

Foto: Canva

Receitinhas

”Não siga receitinhas. As misturinhas disponíveis na internet geralmente não são confiáveis. Você pode criar produtos tóxicos ou simplesmente sem eficácia”, conta Samanta.

Foto: Canva

Produtos sustentáveis

Também já existem marcas de produtos de limpeza mais ecológicas, com formulações biodegradáveis e embalagens reutilizáveis, como a Desembala, a YVY, a Positiva Eco e a Onda Eco.

Foto: Canva

Acessórios

Você também pode substituir as esponjas por buchas vegetais e as escovas de plástico por produtos feitos com fibras biodegradáveis, por exemplo.

Foto: Canva

Como descartar o lixo corretamente?

Veja dicas para destinar seus resíduos da melhor maneira

Foto: Canva