Deixar de comer folhas de beterraba e de brócolis não é sustentável

Saiba o que fazer para evitar o descarte de talos, ramas, folhas e flores de vegetais

Foto: Redação Planeta

Desperdício

Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, segundo a ONU. Só no Brasil, que é um grande produtor, 26 milhões de toneladas são jogadas fora, de acordo com a Embrapa.

Foto: Redação Planeta

Prejuízo

Joice Pozenato, nutricionista do SESI-SP explica que esses alimentos são perdidos após a colheita, no varejo ou na casa dos consumidores, o que gera prejuízo econômico, social e ambiental, principalmente quando falamos sobre fome, emissões de gases do efeito estufa e gestão de resíduos.

Foto: Redação Planeta

Junto a isso, é de praxe retirar partes importantes dos vegetais, como cascas, talos, ramas, folhas, sementes e folhas, o que agrava o problema do desperdício. Você sabia que é possível aproveitar integralmente os alimentos?

Foto: Redação Planeta

Aproveitar tudo faz bem

“Ao praticarmos o aproveitamento dessas partes não convencionais, contribuímos com nossa a saúde, com o enriquecimento nutricional dos cardápios, com o planeta e a gente ainda economiza”, diz Joice.

Foto: Redação Planeta

Este é o segundo webstory de Planeta explicando como aderir ao aproveitamento integral de alimentos. Já falamos sobre cascas (clique no botão abaixo para ler) e agora abordaremos folhas, ramas, talos, flores e sementes.

Foto: Redação Planeta

Mais nutrientes

Natalia Rodrigues, nutricionista da ONG Banco de Alimentos, explica que, muitas vezes, as partes frequentemente descartadas possuem maior valor nutricional do que as partes comumente consumidas: “mais fibras, vitaminas e minerais”.

Foto: Redação Planeta

Cenoura

As ramas têm quatro vezes mais proteínas, quase três vezes mais fibras, 2,7 vezes mais vitamina C e quase 14 vezes mais cálcio do que a polpa.

Foto: Redação Planeta

Couve-flor

As folhas têm 1,6 vezes mais cálcio e 1,7 vezes mais fósforo do que as partes que geralmente consumimos.

Foto: Redação Planeta

Beterraba

As folhas têm 126,6 vezes mais vitamina C do que a polpa e 2,5 vezes mais potássio. Já o talo tem 42 vezes mais fósforo e 430 vezes mais cálcio.

Foto: Redação Planeta

Ramas e folhas

No mercado convencional, a maior parte dos alimentos é vendida sem os talos, folhas e ramas. Já na feira, é possível solicitar que essas partes não sejam removidas da beterraba, da cenoura, do brócolis, da couve-flor e do rabanete, por exemplo.

Foto: Redação Planeta

Talos

Se você descarta talos por causa da textura mais rígida, experimente picar fininho, refogar ou cozinhar. É uma ótima pedida para enriquecer o arroz, o feijão, a sopa e a farofa.

Foto: Redação Planeta

Sementes

Muitas podem ser consumidas, como as da abóbora, as do melão e até as do mamão, que depois de serem lavadas e tostadas, ficam parecidas com pimenta-do-reino.

Foto: Redação Planeta

Flores

Se você tem uma hortinha em casa, saiba que também é possível consumir as flores. Experimente fazer uma água saborizada com as flores do manjericão, usar as da capuchinha na salada ou empanar as da abobrinha. Você também pode consumir as flores de chás, como o de hibisco.

Foto: Redação Planeta

Vamos à prática!

A seguir, veja algumas receitas que utilizam partes não convencionais de alimentos

Foto: Redação Planeta

Flor de abobrinha recheada, por @mariliaarchangelo

Faça o recheio com cream cheese, de preferência de origem vegetal, misturado a dentes de alho e salsinha. Coloque a pastinha em um saco de confeiteiro ou bisnaga de molho, recheie as flores de abobrinha, empane e frite por imersão em óleo quente.

Foto: Redação Planeta

Farofa de flor de hibisco, por @mariliaarchangelo

Caramelize cebola cortada em meia lua com sal. Adicione alho picadinho e deixe dourar. Acrescente as flores de hibisco já demolhadas e coadas. Refogue por alguns minutos, adicione farinha de mandioca biju e misture bem. Desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha.

Foto: Redação Planeta

Leite de sementes de melão

Bata as sementes de um melão lavadas com 2 copos de água filtrada no liquidificador e coe com um voal ou pano de prato limpo.

Foto: Redação Planeta

Refogado de folhas de brócolis

Aqueça azeite ou óleo em uma frigideira e adicione alho e/ou cebola, refogando até dourar. Adicione as folhas de brócolis, tempere como preferir, sem se esquecer do sal. Mexa de 3 a 5 minutos, até que as folhas estejam macias. Você também pode usar esse refogado para substituir a escarola ou o espinafre em preparações de tortas e esfirras.

Foto: Redação Planeta

Tempero de sementes de mamão

Lave as sementes de mamão sob água corrente usando uma peneira, escorra e seque bem. Coloque em um recipiente descoberto por cerca de uma semana. Quando estiverem secas, toste em uma frigideira ou no forno. Para utilizá-las como tempero, use um moedor ou pilão.

Foto: Redação Planeta

Arroz com talo de brócolis e de couve-flor

Lave bem os talos, remova as partes mais duras das extremidades, pique em pedaços pequenos e coloque para cozinhar junto com o arroz.

Foto: Redação Planeta

Cascas

Veja também como aproveitar as cascas em receitas do dia a dia.

Foto: Redação Planeta