A organização Global Fashion Agenda classifica a indústria da moda como a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera. Mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartadas nos últimos anos. Sem contar o consumo e a poluição da água, as emissões dos gases do efeito estufa, a utilização de recursos naturais e os problemas trabalhistas e sociais do setor.
Foto:
Por outro lado, existem diversas marcas de moda que se preocupam em reduzir o seu impacto ambiental. Para consumir roupas sustentáveis, é possível adquirir peças em brechós ou apostar nessas marcas responsáveis.
Foto:
Jacqueline Sato indica
Em entrevista a Planeta, a atriz Jacqueline Sato citou suas marcas favoritas: Stella McCartney, ALUF, Tissè e Projeto Mottanai. Além dos brechó Frou Frou e de realizar locações no AcervoYK.
Foto:
Juliana Schalch indica
Já a atriz Juliana Schalch tem uma marca favorita, a MyBasic, que tem peças feitas no Brasil com matérias-primas de fontes responsáveis. Para seus filhos, ela gosta de comprar no brechó infantil Re Petit.
Foto:
Sapatos
No setor de calçados, uma das marcas mais lembradas é a Insekta (foto), que tem modelos veganos estampados com matéria-prima reciclada ou reaproveitada. Além dela, também há a Urban Flowers, Hyponga Shoes, Vegalli, Kasulo, Ahimsa, Vegano Shoes e Linus.
Foto:
Bolsas
Atualmente também há inúmeras marcas que trabalham com materiais reaproveitados ou reciclados na confecção de bolsas estilosas. Entre elas, destacam-se a Vaique, Bossapack (foto), Ou e Regressa.
Foto:
Marcas autorais
Engana-se quem pensa que roupas sustentáveis são muito básicas ou sem estilo. Procure conhecer as marcas Thear, Contextura, Trama Afetiva, Vicenta Perrota, DheyModara, Elis Cardim (foto), Morada, Flavia Amadeu, Altair Santo, Ventana, Flavia Aranha, Jardim de Ideia e Ateliê Boldo.
Foto:
Fashion week
Para conhecer mais marcas, vale acompanhar a Brasil Eco Fashion Week, uma semana de moda que conta com desfiles e feiras com marcas sustentáveis nacionais.
Foto:
Selos
Há muitas outras marcas que não entraram para essa lista mas que também têm práticas sustentáveis e utilizam materiais que não agridem o meio ambiente. Para saber se uma empresa é ou não, você pode verificar diretamente no site da marca e procurar por certificações ambientais como o selo do Sistema B, da PETA, Eureciclo, Ecotece, Feito no Brasil etc.
Foto:
Saiba como preservar suas roupas por mais tempo
Descarte de peças traz problemas ambientais e sociais
Foto: