A atriz Maria Casadevall (36) decidiu parar de comer carne vermelha há 21 anos. O motivo? Uma questão ética. Quando ela ainda era adolescente passou a se perguntar por que os animais do seu convívio recebiam afeto e outros eram submetidos à exploração e ao abate. Então, deu o primeiro passo e vivenciou um processo de anos até se tornar vegana.
Foto:
O veganismo propõe a libertação animal e, para a atriz, não basta deixar os ingredientes de origem animal fora do prato, mas sim fazer parte de um movimento de origem popular, conectado a causas políticas sociais: "que combatem as injustiças de um sistema que coloca o dinheiro em primeiro plano, sobretudo acima da vida".
Foto:
Em entrevista para Planeta, Maria Casadevall diz que a principal dica para começar a agir a favor dos animais, das pessoas e do planeta, é buscar informação.
Foto:
"Hoje existe muita informação disponível, sobretudo no Instagram. Procure o trabalho de santuários e de pessoas que falam sobre veganismo", diz Maria.
Foto:
A atriz também recomenda que essa busca por informações seja, principalmente, acompanhando o trabalho de pessoas que também falam sobre soberania alimentar, reforma agrária, direito à terra, povos originários e preservação da floresta.
Foto:
"Ou seja, na minha opinião, descarte toda e qualquer iniciativa vegetariana e vegana que se venda como um estilo de vida ou como dieta, qualquer iniciativa que esteja dissociada da consciência política dessa causa, que deve ser guiada pelo princípio ético da não exploração, pelo princípio fundamental de ter o direito à liberdade e à vida garantidos para todos os seres", finaliza.
Foto:
Vegana, Maria Casadevall defende que movimento seja conectado a causas sociais
Leia a matéria completa
Foto: