Bom para reciclar
As garrafas de refrigerante são feitas de um tipo de plástico que tem uma alta taxa de reciclagem. Apesar disso, ainda existe um grande acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente. Conversamos com a Eureciclo para entender as causas desse problema e o que o consumidor pode fazer para ajudar a garantir que mais garrafas sejam recicladas.
Foto: Canva
Infraestrutura inadequada
Em muitas regiões, a infraestrutura da gestão de resíduos pode ser limitada ou até inexistente, fazendo com que as pessoas não tenham fácil acesso a sistemas de coleta.
Foto: Canva
Contaminação
A contaminação dos materiais também torna o processo mais difícil e custoso. Garrafas que não são devidamente limpas e separadas de outros resíduos podem ser consideradas inadequadas para reciclagem em locais sem estrutura para recuperá-las.
Foto: Canva
Falta de incentivos
A ausência de incentivos financeiros ou de regulamentações rigorosas para que indivíduos e empresas adotem práticas de reciclagem pode gerar relutância em investir tempo e recursos nisso.
Foto: Canva
Vantagens da reciclagem
Além de evitar o descarte de plástico na natureza, a reciclagem de garrafas PET minimiza a necessidade de matéria-prima virgem e a energia consumida durante o processo de produção de novos produtos também é menor.
Foto: Canva
Números
As embalagens trazem símbolos com informações sobre o tipo de plástico utilizado e a sua reciclabilidade. Cada número, que vai de 1 a 7, representa um polímero específico. Por isso, é preciso evitar a mistura desses algarismos, para garantir o desenvolvimento correto de cadeias de reciclagem voltadas ao plástico.
Foto: Canva
Coleta
Separe e descarte os seus resíduos plásticos da maneira correta. Se um caminhão faz a coleta na sua rua, informe-se sobre quais dias e horários ele passa. Dessa maneira, você evita que o lixo fique muito tempo na calçada correndo o risco de ser levado pela chuva ou pelo vento. Caso não tenha esse serviço, você também pode usar os pontos de entrega voluntária. Informe-se.
Foto: Canva
Não misture
Nunca misture embalagens com restos de comida ou outros resíduos orgânicos. Isso contamina o material e diminui suas chances de serem recicladas.
Foto: Canva
Lave seu lixo
Para aumentar as chances dos seus resíduos serem reciclados, lave-os e seque-os. Se forem garrafas de refrigerante, por exemplo, basta passar uma água por dentro de deixar secando no escorredor de louças antes de jogar na lixeira.
Foto: Canva
Use as sacola corretas
Na cidade de São Paulo (SP), existe uma lei determinando que resíduos plásticos podem ser descartados em sacolinhas de mercado, contanto que sejam as de cor verde. As cinzas devem ser exclusivas para restos de alimentos ou papéis sujos.
Foto: Canva
Escolha o que consome
Também é importante se informar sobre o impacto ambiental dos produtos que você consome e apoiar empresas que estejam comprometidas com a sustentabilidade e com a cadeia de reciclagem. Procure por selos como os da Eureciclo, Green Dot e Empresa B.
Foto: Canva
Apoie políticas ambientais
Conheça as políticas ambientais de sua região e apoie medidas que visam reduzir a produção de resíduos plásticos. Compartilhe informações sobre poluição e a importância de práticas sustentáveis com seus contatos. A conscientização pode inspirar mais pessoas a adotarem melhores hábitos de consumo.
Foto: Canva
Responsabilidade de todos
Seja em empresas ou em ambientes domésticos, a responsabilidade pela reciclagem é compartilhada. O consumidor tem o poder de influenciar as práticas das empresas e cobrar que tomem medidas em prol do planeta.
Foto: Canva
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Canva