Made in São Roque
Longe da correria badalada de Nova York, fica uma cidade com menos de 100 mil habitantes no interior de São Paulo. Foi em São Roque que dois amigos de infância tiveram uma ideia: criar um shampoo em barra, sem a necessidade do uso de água ou plástico na fabricação.
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'Barras ao invés de garrafas'
Foi assim que surgiu a empresa B.O.B., sigla da frase "Bars over bottles" ou "barras ao invés de garrafas", em português. Apesar do nome 'gringo', a ideia sustentável é brasileiríssima e foi posta em prática há 6 anos pelos empresários Andreia Quercia e Victor Falzoni.
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Embalagem plástica, não! ✋
Se parar para olhar o banheiro, é provável que encontre um amontoado de plásticos, e produtos para cabelo e sabonete são os indispensáveis nessa categoria. Na B.O.B., todos esses itens vêm em barra. Shampoos, condicionadores e máscaras são sólidos e embalados com papel vegetal.
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Livre de plásticos
As barras são uma boa alternativa para conter o descarte do plástico, que demora até 450 anos para se decompor. Segundo uma pesquisa do Statistics realizada em 2021, 120 bilhões de embalagens são produzidas anualmente pela indústria da beleza. Imagina o acúmulo em uma só rotina de beleza?
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Até a base é sustentável
"Ok, o shampoo é em barra mas vou guardá-lo em uma saboneteira plástica comum, certo?" Na verdade, não. A B.O.B. comercializa uma base feita com cimento e areia para o armazenamento dos produtos. A empesa explica ainda que o acessório é curado naturalmente, sem a queima de combustíveis fósseis ou utilização de energia elétrica.
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Sem água 💧
Diferentemente dos convencionais, os produtos seguem a tendência "waterless", método que tira o máximo de água na produção. O sistema também dispensa a necessidade de conservantes sintéticos mais pesados, que geralmente são usados para evitar a proliferação de fungos e bactérias em ambientes úmidos.
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Vegano
Além de pouparem o uso de plástico e água em sua produção, a empresa de cosméticos também garante uma cadeia produtiva 100% vegana, sem nenhum teste em animais.
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Foi parar em Nova York
Essa história que começou lá no interior de São Paulo chegou em Nova York em 2021, depois que a Amazon criou um programa de exportação para pequenos e médios negócios. De lá para cá, a marca de cosméticos sustentáveis faturou R$ 30 milhões em 2023. Pouco mais de R$ 3 milhões desse valor veio da produção nos EUA.
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