Como ajudar o Rio Grande do Sul

Saiba o que você pode fazer para ajudar as vítimas das enchentes que afetam o estado

Foto:

Diversas cidades do Rio Grande do Sul estão tomadas pela água após temporais atingirem o estado e causarem enchentes sem precedentes. Até esta segunda (6), foram registradas 83 mortes, além de 111 desaparecidos e mais de 870 mil pessoas afetadas.

Foto:

Como ajudar?

Existem diferentes formas de ajudar as vítimas, seja com trabalho voluntário ou doações de dentro ou de fora do estado. A seguir, veja dicas para auxiliar de maneira efetiva.

Foto:

Doação em dinheiro

Qualquer valor é bem-vindo para ajudar quem perdeu tudo e dar suporte às equipes que estão nos locais da tragédia. Você pode fazer uma doação para instituições de confiança, como as listadas a seguir.

Foto:

Para onde doar

  • Vakinha oficial (chave Pix: enchentes@vakinha.com.br)
  • SOS Rio Grande do Sul (chave Pix: 92.958.800/0001-38)
  • Central Única das Favelas (chave Pix: doacoes@cufa.org.br)
  • Casa de Cultura e Resistência (chave Pix: casadeculturaeresistencia@gmail.com)
  • MST | Instituto Brasileiro de Solidariedade (chave Pix: 09352141000148)

Foto:

Ajude os animais

  • Protetora de animais Deise Falci (chave Pix: deisefalci@gmail.com)
  • Grupo de Resgate Animal de BH (chave Pix: 48.793.976/0001-95)

Foto:

Doação de itens

As pessoas desabrigadas estão precisando de comida, água, roupas, itens de higiene, remédios, colchões e cobertores. Além disso, as equipes de apoio também precisam de EPIs. Antes de doar, informe-se sobre quais são as maiores necessidades do momento.

Foto:

Doe itens em bom estado

Não adianta enviar roupas que estejam furadas, lingerie usada, sapatos com a sola solta e nem vestidos de festa, por exemplo. Seja estratégico e contribua com itens que realmente possam ser úteis, como peças confortáveis e quentinhas. Sempre em bom estado e higienizadas. Indique na sacola o que há dentro e a numeração. Quanto mais organizado você doar, mais ágil será a triagem.

Foto:

Onde doar em Porto Alegre

As doações podem ser entregues no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre (mais informações: 51 3210-4255).

Foto:

Onde doar em São Paulo

Nas agências dos Correios, no ponto de coleta do Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e da Defesa Civil (Avenida Marechal Tito Guedes, 301), e para a Cruz Vermelha (Avenida Moreira Guimarães, 699).

Foto:

Onde doar em Santa Catarina

As 26 unidades operacionais e sete delegacias da Polícia Rodoviária de Santa Catarina estão coletando doações. A Secretaria Municipal do Continente, da Prefeitura de Florianópolis (rua João Evangelista da Costa, 781), e a Fundação Somar (Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180) estão recebendo mantimentos e produtos de limpeza.

Foto: Redação Planeta

Paraná, Rio e Brasília

Agências dos Correios do Paraná e do Rio Grande do Sul também estão recebendo doações. A Força Aérea Brasileira (FAB) está com as bases aéreas do Rio de Janeiro, de Brasília e em São Paulo abertas para receber itens que serão levados de avião. Além disso, empresas como a CVC também estão com campanhas. Informe-se com cada local.

Foto:

Doe sangue

Há urgência de doação de todos os tipos de sangue para ajudar as vítimas em estado grave. Para doar, você pode procurar o hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Avenida Bento Gonçalves, 3722, Porto Alegre).

Foto:

Seja voluntário

É preciso de ajuda em diversas regiões para diferentes funções. Procure a Defesa Civil ou acesse o site da SOS Enchentes (link abaixo) para ter mais informações.

Foto:

Se você é médico ou enfermeiro, também pode se inscrever no formulário do link abaixo para atuar na área da saúde.

Foto:

Informe-se

Busque informações sobre pontos de coleta de doação e trabalho voluntário na sua cidade. "Dê um Google", mas verifique se o link é de veículos ou instituições confiáveis da sua região. Busque também os setores públicos, como a prefeitura, as secretarias e o corpo de bombeiros nas redes sociais ou no site oficial.

Foto:

Cuidado

Desconfie de notícias sensacionalistas e busque informações verídicas para não cair em fake news e compartilhar golpes. Ajude instituições sérias e oficiais.

Foto:

Leia mais

Governo federal reconhece calamidade em 336 cidades do Rio Grande do Sul; chuva afetou 2/3 do Estado

Foto: