O que é?
O algodão agroecológico é uma matéria-prima produzida com base na diversidade de cultivos, de modo a gerar mais estabilidade do sistema agrícola.
Foto: Divulgação/Diaconia
Algodão consorciado
Na produção do algodão agroecológico, a ONG Diaconia apoia sete associações rurais de certificação orgânica participativa que realizam o cultivo, descaroçamento e comercialização do material. Para explicar o processo, o Terra conversou com Fábio Santiago, engenheiro agrônomo e coordenador do projeto.
Foto: Divulgação/Diaconia
Como funciona?
A produção do algodão agroecológico é feita em consórcio com outras culturas alimentares no semiárido brasileiro. As outras culturas são milho, feijão, girassol, gergelim, amendoim, abóbora e sementes de adubação verde, como o feijão de porco, crotalária juncea, feijão lab lab, mucuna preta e cinza e cunhã, entre outros.
Foto: Divulgação/Diaconia
Cultivo do algodão
É realizado em faixas alternadas, de modo a facilitar a rotação de culturas ano a ano e gerar barreiras físicas, impedindo assim a proliferação de insetos nocivos às plantas, como o bicudo do algodoeiro. Basicamente, o algodão ocupa 50% da área do plantio.
Foto: Divulgação/Diaconia
Diferenças
De acordo com Santiago, algumas práticas impedem a certificação orgânica participativa e não devem ser utilizadas na produção.
Foto: Divulgação/Diaconia
Quais são?
São elas: o uso de defensivos e fertilizantes químicos sintéticos, sementes transgênicas, uso do fogo como prática do cultivo e o uso inadequado de resíduos sólidos nas Unidades Familiares Produtivas (UFPs).
Foto: Divulgação/Diaconia
Importância
Além da sustentabilidade, o cultivo do algodão agroecológico tem outras vantagens, segundo Santiago: "Dá a oportunidade de incrementar a segurança alimentar das famílias agricultoras e contribuir para o acesso a mercados além do algodão".
Foto: Divulgação/Diaconia
Produtos
O algodão agroecológico é uma "oportunidade" para a indústria da moda, conforme explica Santiago. Camisas, bolsas, cadarços, tênis e redes estão entre os produtos fabricados a partir desta matéria-prima.
Foto: Getty Images/Julie Konstantinidi
Algodão rompe fronteiras
Em um destes casos, o algodão agroecológico produzido pelos consórcios também rompe fronteiras. Há seis anos, a venda antecipada da safra é comercializada à empresa de calçados francesa Veja.
Foto: Divulgação/Vert
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Getty Images