Cadáver, fotos e mais: o que existe no maior buraco oceânico do mundo

O local foi descoberto por pesquisadores

Foto: Istock

O que é um buraco oceânico?

É uma formação subaquática circular ou elíptica de grande profundidade encontrada no fundo do oceano, próxima a recifes de coral ou em plataformas continentais. Sua formação pode ser resultado do colapso de cavernas subaquáticas, erosão por correntes marinhas ou aumento do nível do mar após períodos glaciais.

Foto: Istock

Descoberta feita por exploradores

A descoberta no fundo do maior buraco oceânico do mundo, o Grande Buraco Azul em Belize, surpreendeu exploradores.

Foto: Istock

Expedição

A expedição foi liderada por Fabien Cousteau, Richard Branson e Erika Bergman. Os três levaram submersíveis ao fundo do buraco em 2018 e fizeram descobertas impressionantes.

Foto: Istock

Água escura e sem sinal de vida

A uma profundidade de cerca de 91 metros, eles encontraram uma camada de sulfeto de hidrogênio, água escura e desprovida de oxigênio, e nenhum sinal de vida.

Foto: Istock

Pilhas de lixo

No fundo do buraco oceânico, foram encontradas pilhas de lixo e objetos afundados ao longo dos anos, como garrafas plásticas. Havia até uma GoPro com fotos de férias perdidas no buraco.

Foto: Istock

Marcas no fundo do mar

No local, também foram encontradas centenas de conchas e marcas feitas por mergulhadores que tentaram escapar do buraco, além de corpos de duas pessoas.

Foto: Istock

Cemitério dos mergulhadores

O Grande Buraco Azul não é o único desse tipo. Há outro no Mar Vermelho, onde mais de 100 humanos desapareceram ao longo dos anos e ganhou a reputação de "cemitério dos mergulhadores".

Foto: Istock

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Foto: Istock