Chico Mendes: quem foi e por que você deveria conhecê-lo
Brasileiro virou símbolo internacional de preservação ambiental
Foto: Miranda Smith/Wikimedia Commons
Chico Mendes
É um símbolo atemporal do ativismo ambiental. Mas afinal, por que ele é tão importante e como ele mudou os rumos da história do nosso País? Entenda. (01/13)
Foto: Comitê Chico Mendes/Divulgação
Origem
Nascido em 1944, no seringal de Porto Rico, em Xapuri (AC), ele descende de migrantes nordestinos que buscavam oportunidades de trabalho para sobreviver. (02/13)
Foto: Arquivo
Infância e adolescência
Boa parte da juventude ajudou o pai a cortar seringa. Alfabetizado aos 16, ele começou a protestar pelo direito a terra e pela preservação da Floresta Amazônica. (03/13)
Foto: Comitê Chico Mendes/Divulgação
Entenda o seringueiro
Para bom entendimento da história, o seringueiro é o profissional que trabalha com a extração do látex da árvore chamada Seringueira, matéria-prima da borracha. (04/13)
Foto: Miranda Smith/Wikimedia Commons
Qual era a situação?
Mesmo que as famílias vivessem em seringais, não eram consideradas donas das terras das quais tiravam seu sustento e acabavam exploradas por fazendeiros da região. (05/13)
Foto: Poder360
Nasce o ambientalista
Na década de 70, com incentivo do governo, fazendeiros passaram a desmatar e transformar a floresta em pasto, acabando com o sustento da população extrativista. (06/13)
Foto: Miranda Smith/Wikimedia Commons
Retaliação
As famílias que se recusavam a deixar os seringais sofriam violências, algumas tinham até suas residências queimadas, o que gerou revolta em Chico Mendes e seus aliados. (07/13)
Foto: Arquivo
Em busca de Justiça
Neste contexto, Chico fundou o Sindicato Rural de Xapuri. Na mesma época, filiou-se ao MDB, único partido de oposição durante a ditadura. Em 1977, foi eleito vereador. (08/13)
Foto: Comitê Chico Mendes/ Divulgação
Gestão e progresso
Durante seu mandato, Chico batalhou pela educação e direitos dos seringueiros. Concomitantemente, nunca deixou de defender a preservação do meio ambiente. (09/13)
Foto: Miranda Smith/Wikimedia Commons
Fama internacional
Graças à luta pela classe e pela natureza, Chico ganhou destaque internacional. Porém, quanto mais prestígio, mais ameaças ele recebia. O clima entre fazendeiros era de ira. (10/13)
Foto: Annette Riedl/picture alliance via Getty Images
Morte
Em 1988, as ameaças de morte se concretizaram. Chico caminhava para tomar banho no quintal de sua casa quando foi atingido por tiros e morreu aos 44 amos. Os fazendeiro Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves foram condenados em 1990 a 19 anos de detenção. (11/13)
Foto: Agência Acre
Legado
Em 1990, o sonho de Chico Mendes se concretizou. Foram criadas as primeiras reservas extrativistas, área de proteção ambiental que engloba diversas regiões do Acre. (12/13)
Foto: Arquivo Memorial Chico Mendes
Terra Planeta🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Arquivo Memorial Chico Mendes