Cidade submersa: Jacarta está afundando e Indonésia já constrói nova capital

Entenda o que está acontecendo no país

Foto: Getty Images

Transição de capital

A Indonésia, com uma população de 275,5 milhões de pessoas, está mudando sua capital de Jacarta para Nusantara, em Bornéu. O governo investe US$ 35 bilhões (R$ 178,9 bi) na construção da nova cidade. A ideia é concluí-la até 2045.

Foto: Anadolu/Colaborador Getty Images

Por que a mudança?

As mudanças climáticas estão impulsionando essa mudança. Autoridades alertam que até 2050, um terço de Jacarta estará submersa pelo Mar de Java e seus 13 rios.

Foto: NurPhoto/Colaborador Getty Images

População

Jacarta abriga cerca de 10,56 milhões de pessoas, de acordo com o censo de 2020. Considerando a área metropolitana, esse número chega a 30 milhões. Estima-se que a população alcance os 35 milhões até 2030, o que a tornaria a cidade mais populosa do mundo, de acordo com a agência Euromonitor International.

Foto: Anadolu/Colaborador Getty Images

Cidade vem afundando

Construída sobre um pântano, a cidade está afundando a uma média de 7,5 centímetros por ano. A variação é de 1 a 15 cm, diz a BBC. O bombeamento de aquíferos subterrâneos, usados para abastecimento de água, é um dos motivos desse afundamento, somado à falta de água encanada.

Foto: Anadolu /Colaborador Getty Images

Projeto de mudança

Em agosto de 2019, o presidente Joko Widodo aprovou um projeto de lei que muda a capital e o centro administrativo da Indonésia para Kalimantan, no leste de Bornéu. A região foi escolhida por sua proximidade com o mar e menor vulnerabilidade a desastres naturais.

Foto: Anadolu/Colaborador Getty Images

Como é Bornéu?

Bornéu abriga vastas florestas tropicais, historicamente exploradas para extração de borracha, óleo de palma e produção de polpa de frutas. A atividade ameaça elefantes, orangotangos e rinocerontes. Com população de 23 milhões de pessoas distribuída entre Malásia, Indonésia e Brunei, é a terceira maior ilha do mundo em área.

Foto: Anadolu/Colaborador Getty Images

Governo planeja área sustentável

O governo quer que a nova capital seja um modelo de sustentabilidade ambiental, com destaque para energias renováveis e vias voltadas para pedestres. Embora Nusantara ainda não tenha habitantes, o impacto de sua construção já é evidente.

Foto: nadolu /Colaborador Getty Images

200 mil trabalhadores

A construção de Nusantara começou em 2022, e envolve cerca de 200 mil trabalhadores. O financiamento para a nova capital é incerto: apenas 20% vem do governo; o restante depende de investidores externos.

Foto: Anadolu /Colaborador Getty Images

Transição de governo

Mas o processo de construção da nova capital pode sofrer mudanças. Isso porque a Indonésia está passando por uma transição de governo. Com a conclusão das eleições em fevereiro, o ex-general Prabowo Subianto foi formalmente declarado novo presidente pela comissão eleitoral local.

Foto: Oscar Siagian/Getty Images

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Anadolu /Colaborador Getty Images