5 curiosidades sobre o peixe que boceja

Pirarucu é considerado o maior peixe de água doce do mundo

Foto: LuismiX/Getty Images

Quem é?

O pirarucu é o maior peixe de escamas de água doce do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 250 quilos. Ele pertence ao grupo dos peixes lênticos, vivendo em águas paradas, como lagos e pântanos da região amazônica.

Foto: Diego Grandi/Getty Images

Por que ele boceja?

Funcionários do Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo em Campo Grande (MS), capturaram um pirarucu bocejando em vídeo. Ao contrário dos mamíferos, os peixes não bocejam por sono. Segundo o Bioparque, esse comportamento indica que o pirarucu está relaxado e confortável no ambiente

Foto: Reprodução/Bioparque Pantanal

Por que esse nome?

O pirarucu recebeu esse nome da língua tupi (em que pira significa "peixe"; e urucum significa "vermelho"), devido as escamas de sua cauda adquirirem, na época da reprodução, um tom avermelhado.

Foto: Vincent Jary/Getty Images

Considerado "gigante"

Pirarucus são apelidados de "Gigantes da Amazônia" já que podem alcançar quase 3 metros de comprimento. Seu nome científico, "Arapaima gigas", destaca seu tamanho. Essa espécie antiga já existia há 200 milhões de anos, convivendo até com os dinossauros, o que lhe confere o título de gigante pré-histórico.

Foto: Tatiana Mironenko/Getty Images

Como ele respira?

Outra curiosidade sobre o pirarucu é que ele precisa subir à superfície para respirar, devido a uma bexiga natatória modificada que funciona como um pulmão. Essa necessidade torna o peixe vulnerável, pois os pescadores aproveitam essa subida para capturá-lo com arpões.

Foto: Mark Newman/Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Panida Wijitpanya/Getty Images