Marcas históricas
2023 ficou marcado por eventos climáticos extremos e desastres naturais que afetaram o planeta. Em meio aos debates sobre as mudanças climáticas, o mundo quebrou centenas de recordes, mostrando a urgência sobre o tema.
Foto: Prefeitura de SP
Derretimento
Em 2023, a Antártica perdeu uma área de cobertura de gelo equivalente ao tamanho combinado da França e da Alemanha.
Foto: Freepick
Ano mais quente da História
2023 foi o ano mais quente, com uma temperatura 1,45ºC acima da média do período pré-industrial. Além disso, este ano marcou o décimo consecutivo como o mais quente já registrado.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Elevação do nível do mar
O nível do mar atingiu o seu patamar mais alto desde o início da coleta de dados por satélite, há três décadas. A taxa média de aumento nos últimos dez anos (2014-2023) é mais que o dobro daquela observada na primeira década de registros (1993-2002).
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Calor no Hemisfério Sul
O inverno australiano foi o mais quente já registrado. Por sua vez, a América Latina enfrentou ondas de calor recorde, incluindo no Brasil.
Foto: Gov Brasil
Chuvas recordes
Enquanto algumas regiões do mundo enfrentam escassez de água, países como Paquistão, Índia e Coreia do Sul registraram recordes de chuvas, o que resultou em centenas de mortes.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Ciclone-bomba
Em 2023, uma intensa frente fria seguida por chuvas e ventos intensos marcou a chegada de um ciclone-bomba em diversas regiões do mundo. Esse fenômeno climático raro resultou na elevação do nível do mar no litoral do Brasil, por exemplo.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Ondas de calor
Durante os últimos meses do ano, grande parte dos países ao Sul foi afetada por temperaturas acima de 40 graus. Em 2023, o Brasil enfrentou nove desses fenômenos, estabelecendo um recorde nos últimos 10 anos.
Foto: Freepick
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Reprodução: Redes Sociais