Estudo
O levantamento foi feito pela Gerv, em parceria com a Ecologia Verde, com análise da poluição por metro quadrado.
Foto: Reuters
5. Rio Buriganga
Localizado na região de Daca, capital de Bangladesh, o Rio Buriganga é considerado uma área biologicamente morta, sem a presença de vida aquática, devido despejos inadequados de dejetos humanos e industriais, ligados principalmente ao curtume de couro, uma vez que diversas fábricas atuam nesse setor nas proximidades.
Foto: Reuters
4. Rio Sarno
O Rio Sarno é o rio mais poluído da Europa, localizado na região sul da Itália. A agricultura intensiva e as indústrias locais têm lançado metais pesados e poluentes na água, gerando um índice de toxicidade altíssimo.
Foto: Reuters
3. Rio Amarelo
Na China, quem aparece na lista é o Rio Amarelo, que enfrenta índices preocupantes de contaminação, sendo a mineração de carvão a principal culpada. As atividades industriais despejam resíduos tóxicos, prejudicando a pureza do rio e ameaçando os ecossistemas aquáticos.
Foto: Reuters
2. Rio Ganges
Nas crenças hindus, o Rio Ganges assume um papel espiritual de purificação, sendo o rio mais sagrado da Índia. No entanto, essa pureza sagrada está ofuscada por uma crise ambiental alarmante por conta do despejo de esgoto, produtos químicos industriais e práticas religiosas como a cremação de corpos humanos e animais.
Foto: Reuters
1. Rio Citarum
O Citarum, na Indonésia, sofre com mais de 2000 fábricas que despejam resíduos químicos, gerando níveis alarmantes de chumbo, mercúrio, ferro, manganês, alumínio e outros poluentes em suas águas.
Foto: Reuters
Terra Planeta 🌍
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Reuters