Como a Índia montou um exército de abelhas para defender suas fronteiras

Insetos são responsáveis por deter contrabandistas

Foto: Ankith Choudhary

Fronteiras monumentais

Com mais de 4 mil km de extensão, a fronteira entra a Índia e Bangladesh é usada por contrabandista para o transporte de gado, ouro, prata e drogas. Para combater a movimentação ilegal, a Índia recorreu a um aliado inusitado.

Foto: Reprodução/Google Earth

Exército alado

A Força de Segurança de Fronteira indiana instalou colmeias ao longo da fronteira leste, principalmente em áreas de mata, onde movimento de pessoas provocaria o ataque dos insetos.

Foto: Getty Images

Pontos estratégicos

As colmeias são instaladas em pontos conhecidos pelo governo como rota de fuga dos contrabandistas. As abelhas ficam próximas a cercas que dividem o território da Índia e Bangladesh.

Foto: Reprodução/The Telegraph India

Ajuda da população

Lançada em 2 de novembro, a iniciativa tem agradado a população e inclusive gerado renda a apicultores locais, que contam com subsídio do governo para cuidar dos pequenos guardiões.

Foto: Reprodução/RT Índia

Lucro reinvestido

Os moradores também serão incentivados a entregar o mel para associações ligadas à Força de Segurança da Fronteira, que reverterá o lucro em ações locais, publicou o jornal The Telegraph India

Foto: Reprodução/ANI

Além das abelhas

A iniciativa tem movimentado toda a região da fronteira leste da Índia, que também recebeu sementes e mudas para o cultivo de plantas medicinais, para serem polinizadas pelas abelhas, além de apoio operacional.

Foto: Reuters

Terra Planeta 🌍

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images