10. Rio Juruá – 2.410 km
Ele nasce no Peru e perpassa o Acre, desaguando no rio Solimões, banhando os Estados do Acre e do Amazonas, sendo utilizado como hidrovia no norte do País. Atualmente, há duas unidades de conservação do rio Juruá: a Reserva Extrativista do Médio Juruá e do Baixo Juruá.
Foto: Agência Brasil
9. Rio Paraguai – 2.549 km
Esse rio nasce no território brasileiro, na Chapada dos Parecis, em Mato Grosso, e percorre os países da Bolívia, Argentina e Paraguai. Afluente do rio Paraná, ele define parte das três fronteiras. O seu nome, Paraguai, é derivado da língua guarani antiga e traduz-se em 'rio dos paraguás'.
Foto: Agência Brasil
8. Rio Japurá – 2.615 km
Conhecido como Caquetá nas terras colombianas, é um curso de água com nascente na Colômbia e que percorre, no Brasil, o Estado do Amazonas, desaguando no rio Solimões.
Foto: Agência Brasil
7. Rio Araguaia – 2.627 km
O rio nasce em Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, em Mineiros (Goiás), delimitando-se com o Rio Javaés, a maior ilha fluvial do mundo.
Ele banha cinco Estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Pará.
Foto: Agência Brasil
6. Rio Tocantins – 2.699 km
Ele nasce em Goiás e percorre os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins, desaguando junto ao Amazonas, próximo a Belém. Na época das cheias, ele se torna navegável nas terras de Belém e Lajeado, com uma extensão de aproximadamente 2000 km.
Foto: Agência Brasil
5. Rio São Francisco – 3.180 km
É consagrado como um dos mais relevantes cursos d’água do Brasil, sendo um dos grandes responsáveis pela irrigação do semiárido brasileiro. O nome indígena atribuído ao rio São Francisco é 'Opará'; mais carinhosamente é chamado de 'Velho Chico'.
Foto: Agência Brasil
4. Rio Purus – 3.218 km
Ele nasce em Arco Fitzcarrald, no Peru, perpassa o Brasil no município de Santa Rosa do Purus, no Acre, segue a cidade de Manoel Urbano e entra no Estado do Amazonas, em Boca do Acre, onde recebe as águas do rio Acre. 40% dos pescados de Manaus são de suas águas.
Foto: Agência Brasil
3. Rio Madeira (Mamoré) – 3.315 km
Nascendo na Cordilheira dos Andes (Bolívia) com o nome de rio Beni, ele desce até o norte, aonde é batizado como rio Mamoré-Guaporé, tornando-se depois o rio Madeira. O rio de planície também traça uma divisória, entre Brasil e Bolívia.
Foto: Agência Brasil
2. Rio Paraná – 3.942 km
Nasce na confluência da dupla de notórios rios brasileiros, rios Grande e Paranaíba, pertencentes aos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Internacional, o rio Paraná demarca a fronteira entre o Brasil e o Paraguai, com uma extensão de 190 quilômetros até a foz do Rio Iguaçu.
Foto: Agência Brasil
1. Rio Amazonas – 6.937 km
Com quase 7 mil quilômetros, é o rio de maior extensão no Brasil e no mundo.
Possuindo mais de mil afluentes, tais como o Madeira, o Negro e o Japurá, ele detém a sua nascente do Rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes (sul do Peru), desaguando no Oceano Atlântico.
Foto: Agência Brasil
Terra Planeta 🌍
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Agência Brasil