Curiosidades sobre baleias que talvez você não saiba 🐳

As gigantes do oceano até conversam com os mergulhadores!

Foto: Getty Images

Gigante do oceano 🐋

Quando se fala em animal gigante, há quem pense logo em elefantes, girafas e hipopótamos. Todos terrestres! Na verdade, é o oceano que guarda o maior animal do mundo: a baleia-azul. Ela pode ter até 30 metros de comprimento e pesar mais de 200 toneladas.

Foto: Unsplash

Show embaixo d'água 🎤

Sim, as baleias cantam! Além de uma forma de se comunicar entre a espécie, o recurso é até mesmo usado no processo reprodutivo. Essa capacidade de “cantar” já foi um mistério para os pesquisadores, mas depois descobriram que as baleias com dentes têm uma espécie de órgão vocal no nariz. Já as de barbatanas vocalizam pela laringe.

Foto: Getty Images

Baleiês?

Além de fascinante, os sons emitidos pelas baleias também podem ser usados para a comunicação com humanos. Recentemente, o departamento de inteligência extraterrestre (Seti) da Nasa divulgou uma “conversa” de 20 minutos com baleias jubarte através de um alto-falante subaquático.

Foto: Getty Images

Flerte saltitante

Imagina o impacto de uma baleia de 40 toneladas pulando na água? Memorável para quem vê, a ação faz parte do cotidiano da espécie. Embora os pesquisadores não tenham chegado a um consenso sobre o motivo das acrobacias, as hipóteses são de demonstração de força reprodutiva dos machos, comunicação e um meio de se livrar de parasitas grudados na pele.

Foto: Getty Images

Sem ciúmes, por favor

Se na internet a discussão sobre poliamor é atual, entre as baleias-jubarte e as baleias-franca as relações para fins reprodutivos sempre foram livres. Isso porque as espécies são consideradas poliândricas. Ou seja, as fêmeas podem acasalar com vários machos sem enfrentar agressividade ou "ciúmes".

Foto: Unsplash

'Coração de mãe'

As majestosas e imponentes baleias carregam um coração gigante, literalmente! Nas baleias-azuis, por exemplo, o órgão pode pesar cerca de 180 kg e medir quase 2 metros de comprimento. O sistema vascular funciona tão bem que permite que elas façam longas viagens entre oceanos!

Foto: Getty Images

Maternidade cuidadosa

Diferente das fêmeas, os machos seguem dependendo das mães mesmo adultos. Por isso, um estudo publicado na revista 'Current Biology' mostra que uma baleia orca se sacrifica pelo filhote macho durante toda a vida. Isso porque as mães gastam muita energia para alimentar as crias, o que faz com que a capacidade reprodutiva delas diminua.

Foto: Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Gabriel Dizzi / Unsplash