Rio Caño Cristales
É conhecido como 'arco-íris líquido' por causa das suas cores vibrantes, que são influenciadas pela presença de uma planta aquática.
Foto: istock
Qual é a planta aquática?
A planta "macarenia clavigera" é responsável pela coloração das águas do rio colombiano. A espécie é responsável por dar uma tonalidade predominantemente vermelha no rio. Além disso, é possível observar reflexos de amarelo, verde, cinza e preto.
Foto: istock
Quando ocorre?
A explosão de cores ocorre normalmente entre os meses de junho e novembro, período chuvoso na Colômbia.
Foto: istock
Beleza comprometida
O ecossistema do Caño Cristales é delicado; o excesso de chuva pode arrastar as plantas pela correnteza, enquanto a escassez de água pode resultar na redução do volume do rio e na morte das plantas aquáticas.
Foto: istock
Área de biodiversidade
A área em que o Caño Cristales está localizado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, incluindo jaguares, pumas, oito espécies de macacos, 550 espécies de aves, 1,2 mil espécies de insetos, 100 espécies de répteis, 50 espécies de orquídeas e uma ampla variedade de plantas.
Foto: istock
Localização do Rio
Localizado na Serranía de la Macarena, Departamento de Meta, na Colômbia, o Caño Cristales é um rio afluente do rio Guayabero, que faz parte da bacia do Orinoco.
Foto: Istock
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Foto:Istock