Acidentes com cobras
A Organização Mundial da saúde (OMS) aponta que cerca de 5,4 milhões de pessoas são picadas por serpentes todos os anos no mundo. Destas, entre 81 e 138 mil não resistem. Veja como evitar e o que fazer em caso de uma picada, além dos erros mais comuns que são cometidos.
Foto: Reprodução/Instituto Butantan
Cuidados no manejo
A maioria dos acidentes com picadas de cobra acontece em áreas rurais, de mata, ou no manejo de lixo e entulho. Para evitar os ataques, é importante o uso de calçados fechados e luvas grossas durante o trabalho.
Foto: Instituto Butantan
Fui picado, e agora?
Mesmo com todos os cuidados, você foi atacado por uma cobra. É importante estar informado e saber como agir, buscando ajuda médica imediata e evitando tratamentos alternativos, explica o Instituto Butantan.
Foto: Wikipedia
Atendimento urgente
O Butantan orienta que a vítima busque atendimento o quanto antes em uma unidade de saúde. Lave o local com água e sabão e, se possível, tire uma foto da serpente. Isso ajuda os médicos a aplicarem o soro mais indicado.
Foto: Estadão Conteúdo
O que não fazer
A médica Roberta Piorelli, que atua no Hospital Vital Brazil do Butantan, explica que não devemos usar tratamentos alternativos, como a ingestão de álcool ou tentar cortar ou 'sugar' o local da picada, ações que não têm nenhum efeito.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Também evite
A médica orienta, ainda, que a vítima não aplique um torniquete ou aperte a área picada: "Isso piora a circulação do sangue e aumenta o risco de necrose e amputação de membros".
Foto: Getty Images/ drferry
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Douglas Bete/Butantan