Energia dos rios
É a partir da pressão das águas dos rios e represas que as hidrelétricas são capazes de gerar energia elétrica. Hoje, esse tipo de geração corresponde a 73,6% de toda a produção elétrica do Brasil. Entenda como elas funcionam.
Foto: Divulgação/ESRB
Barragens
A água que chega às usinas é captada por uma barragem - também chamada de dormitório - e acomodada em um reservatório, para que o volume de água que passa pelas turbinas possa ser controlado de acordo com a demanda.
Foto: Divulgação/Enel
Turbinas
A partir de canais e túneis de desvio, a água então chega às turbinas, que giram de acordo com a pressão do rio para gerar energia mecânica. Depois, a água é devolvida ao seu curso pelos canais de descarga.
Foto: Divulgação/Enel
Geradores
A energia mecânica produzida pelas turbinas é transformada em energia elétrica pelos geradores rotativos, ou alternadores, da usina.
Foto: Divulgação/Enel
Transformadores
A energia produzida nos geradores precisa ser transformada antes de viajar grandes distâncias, então ela passa pelos transformadores da usina, que diminuem a intensidade, mas aumentam a voltagem.
Foto: Divulgação/Seunipro
Transmissão
As usinas são ligadas a linhas de transmissão de alta potência, que levam a energia a grandes distâncias antes de serem transformadas novamente para, enfim, chegar ao consumidor final.
Foto: Estadão Conteúdo
As maiores do Brasil
Sabia que o nosso país tem algumas das maiores usinas hidrelétricas do mundo? Clique abaixo e confira!
Foto: Estadão Conteúdo
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Divulgação/Wikicommons