5 iniciativas para ajudar a amenizar efeitos das ondas de calor

Inovações visam proteção contra o calor

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

1. Sombreiro inteligente

O produto do projeto Cicloshadow é um "telhado" que protege ciclistas e cadeirantes do sol. O artefato possui GPS, inteligência artificial e funciona à base de energia solar, com conexão para carregar o smartphone.

Foto: Divulgação/Cicloshadow

2. Coletes de proteção

A Qore Performance, dos Estados Unidos, criou coletes de refrigeração corporal para atletas e trabalhadores. Placas com água congelada são aplicadas para ajudar a regular a temperatura do corpo nos dias mais quentes.

Foto: Divulgação/Qore Performance

3. Película para carros

Películas inteligentes para carros ajudam a diminuir em até 70% o calor dentro dos veículos. A tecnologia é da israelense SolCold, que fez parcerias com a VolksWagen e Toyota.

Foto: Divulgação/SolCold

4. Telhados que adaptam temperatura

Para amenizar o calor dentro das casas, pesquisadores do Berkeley Lab criaram um material para revestimento de telhados, o TARC, que se adapta à temperatura.

Foto: Divulgação/Berkeley Lab

5. Carbono neutro

A brasileira API4 Earth desenvolveu uma iniciativa para que transações de e-commerce sejam carbono neutro, convertendo compras em plantio de árvores, por exemplo.

Foto: Imagem ilustrativa/Reprodução

Dicas para a saúde

Apesar do uso de tecnologias ser aliado na fuga do calor, continuam sendo pertinentes as dicas tradicionais: usar protetor solar, evitar exposição ao sol e apostar na hidratação, segundo a dermatologista Rita Paioli.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Radiação

"A maioria dos casos de câncer de pele pode ser evitado com uso de protetor solar FPS no mínimo 30, de 2 em 2 horas, e barreiras físicas de proteção, como camisetas e chapéus", diz.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Hidratação da pele

A dermatologista também recomenda o uso de hidratantes na pele, e evitar mais de dois banhos por dia. "São boas dicas para evitar a piora do ressecamento da pele", acrescenta.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Dicas

No calor, também vale se atentar aos tecidos das roupas: prefira algodão. Lembre-se também de beber, no mínimo, dois litros de água por dia para manter a saúde da pele.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Riscos

Rita Paioli destaca os riscos do calor. "O maior é a desidratação, câncer de pele no futuro e queimaduras solares", afirma. O suor também pode causar irritações na pele.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik