5 vezes que Paris enfrentou ondas de calor em julho e agosto, período da Olimpíada

Capital tem histórico de altas temperaturas

Foto: Chris Walts/Flickr

Olimpíadas de (muito) Verão

As altas temperaturas têm se mostrado um desafio à parte aos atletas que participam dos Jogos de Paris. Nesta primeira semana, são esperadas marcas de 35ºC. Se as previsões se confirmarem, não seriam novidade. Veja outras vezes em que a capital sofreu com o calor.

Foto: Marc Barrot/Flickr

70 dias de calor em 1911

No começo do século 20, Paris 'cozinhou' por praticamente 70 dias, com temperaturas que chegavam a 40ºC na capital e em cidades do interior, entre julho e setembro. À época, a onda de calor provocou 40 mil mortes.

Foto: Reprodução/Maurice-Louis Branger

Calor histórico de 1947

Dois anos após o fim da 2ª Guerra, a capital francesa registrou uma das maiores temperaturas do Século 20, com 37,6ºC no começo de julho de 1947.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Verão sem precedentes

Em 2003, toda a Europa foi afetada pelo verão mais avassalador desde 1540, mas a França foi quem mais sofreu. Pelo menos 14 mil pessoas morreram de calor entre julho e agosto daquele ano.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Campos 'incendiados'

Na segunda maior onda de calor do século 21, o começo de julho de 2006 contou com um calor que destruiu plantações poucos dias antes da colheita. Ao todo, 40 pessoas morreram na França, com Paris beirando 37ºC.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Calor duplo

Duas ondas de calor castigaram o verão de 2019 na França, no começo e no fim de julho. Além da capital, algumas cidades chegaram a desérticos 45ºC. Naquele ano, 1.435 pessoas morreram no país.

Foto: Flickr/Agência Espacial Europeia

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Esa Alexander/Reuters