6 animais que habitam a Mata Atlântica e correm risco de extinção

Bioma está presente em 17 Estados brasileiros

Foto: Wikipedia

Mata Atlântica

Dados divulgados pelo IBGE em maio deste ano apontam a Mata Atlântica, que está presente em 17 Estados brasileiros, com o principal bioma em risco no Brasil. Das 11, 8 mil espécies avaliadas pelo levantamento, que incluiu fauna e flora, 2.845, ou seja, 24% estão ameaçadas de extinção. (01/08)

Foto: Reprodução

Jararaca-de-Alcatraz

São pequenas serpentes, de até 50 cm, encontradas somente na Ilha de Alcatrazes, no litoral norte paulista. A espécie é mais sensível às alterações do ambiente do que as espécies do continente, além de ter uma população reduzida. Atualmente encontra-se criticamente em perigo. (02/08)

Foto: Wikipedia

Murucututu

É uma espécie de coruja natural das Américas e encontrada na região de Mata Atlântica brasileira. A ave tem hábitos noturnos e costuma ser mais ouvida do que vista. Ela pode chegar a 52 cm de comprimento e pesar 1250 g. O desmatamento e o tráfico de animais colocam a população de murucututu como criticamente em perigo no País. (03/08)

Foto: Wikipedia

Rã-de-corredeira

A espécie de rã é natural do Brasil e conhecida por viver em riachos, como o nome já sugere. O animal se alimenta de pequenos artrópodes e insetos e pode chegar a ter 3 cm de comprimento. A devastação das áreas de Mata Atlântica colocam a espécie em risco de extinção no País. (04/08)

Foto: Wikipedia

Jacu-de-Alagoas

A ave é uma subespécie da Jacupemba encontrada na região costeira do leste de Alagoas e Pernambuco. A Jacu-de-Alagoas costuma medir até 55 centímetros de comprimento. A perda do habitat, a caça e o tráfico de animais colocam a espécie em risco. (05/08)

Foto: Reprodução/Parque das Aves

Tartaruga-de-pente

A tartaruga-de-pente é uma tartaruga marinha que pode ter até 114 cm de comprimento e pesar 80 kg. A caça indiscriminada é o principal risco para a espécie que vive próxima dos recifes de corais e costões rochosos em águas costeiras rasas. (06/08)

Foto: Wikipedia

Atobá-de-pé-vermelho

A ave tem em média de 66 a 77 centímetros de comprimento e pesa 1 kg. Os principais riscos para a espécie são a perda do habitat, ameaça de invasores e os efeitos da pesca predatória, uma vez que ela também se alimenta de peixes. (07/08)

Foto: Wikipedia

Acompanhe o Terra 🌎

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (08/08)

Foto: Reprodução