7 animais que vivem na Amazônia e podem desaparecer

Dados do IBGE apontam que 503 espécies estão em risco

Foto: Reprodução

Vidas em risco

O último balanço do IBGE apontou que existem 5501 espécies ameaçadas de extinção em todo o Brasil. Deste grupo, 503 estão na Amazônia. Conheça 7 espécies em risco! (01/09)

Foto: Estadão Conteúdo

Boto cor-de-rosa

O maior golfinho de água doce do mundo, com cerca de 2,50 m de comprimento e 160 kg, corre risco de ser extinto. A destruição e poluição dos rios, assim como a pesca ilegal são os principais desafios para a sobrevivência da espécie. (02/09)

Foto: Reprodução

Gavião-real

Maior ave de rapina das Américas, o Gavião-real pode alcançar um pouco mais de 2 metros de envergadura de asa e pesar até 9 kg. Mas a perda de seu habitat natural, com a diminuição das florestas, ameaça a sua sobrevivência. (03/09)

Foto: Wikipedia

Peixe-boi-da-Amazônia

O Peixe-boi-da-Amazônia é o menor dos quatro tipos de peixes-bois existentes. Ainda assim, o simpático mamífero pode chegar a pesar 300kg e ter 2,5m de comprimento. É natural da água doce, e a caça e a ameaça ao seu habitat natural são os principais riscos para a espécie. (04/09)

Foto: Reprodução

Arajuba

A ave com penas amarelas e verdes é bastante sociável. Ela vive em bandos em partes específicas da Floresta Amazônica, mas é constantemente ameaçada pelo tráfico de animais e pela perda de seu habitat natural. (05/09)

Foto: Reprodução

Gato-maracajá

Muito confundido com a jaguatirica, o gato-maracajá é um pequeno felino nativo da América Central e do Sul. De hábitos noturnos, ele prefere as florestas densas para sobreviver e se esconder sob os galhos. A perda de habitat, atropelamentos e a caça são os principais fatores de riscos para a espécie. (06/09)

Foto: Reprodução

Caiarara

O macaco caiarara é raro e bastante caçado. A espécie foi descrita apenas em 1992. A sua população vem entrando em declínio com o ritmo acelerado do desmatamento. (07/09)

Foto: Reprodução

Onça-pintada

Maior felino das Américas, a onça-pintada tem na Amazônia a sua maior população, mas o aumento do desmatamento e a caça colocam em risco a espécie. (08/09)

Foto: Reprodução

Siga o Terra Planeta 🌎

Na editoria de meio ambiente e sustentabilidade do Terra, você se mantém informado sobre o que mais importa para a Terra e para o Planeta. (09/09)

Foto: Wikipedia