Alecrim, girassol e mais: 10 plantas que afastam insetos

Conheça espécies que são aliadas no combate de pragas

Foto: Getty Images

Alecrim

Além de servir como inspiração para músicas, o alecrim tem um aroma agradável aos humanos, mas não para os insetos. A planta é considerada um repelente natural capaz de espantar também a borboleta da couve.

Foto: Pixabay

Arruda

A arruda é popularmente conhecida por seus 'poderes energéticos' e medicinais. A planta também atua como um repelente natural contra diversos tipos de mosquitos. Alguns estudos indicam que ela ajuda a afastar formigas e percevejos.

Foto: Reprodução

Alho

A muda de alho é um poderoso pesticida natural, com alto poder para combater diferentes pragas, como os afídeos (Pulgões), pequenos insetos que se alimentam da seiva das plantas, e a mosca da cenoura. Além disso, o alho é um tempero popular também conhecido porr suas propriedades medicinais.

Foto: Reprodução

Cravo de defunto

O cravo de defunto é outro repelente natural para diversos tipos de insetos. A planta, que também tem floração colorida, é comumente usada próximo a tomateiros para ajudar a repelir nematoides que afetam as raízes do tomate.

Foto: Reprodução

Erva-doce

O aroma adocicado da erva-doce, muito usada como condimento e chás, funciona também como um repelente natural. A planta deixa um odor agradável e ainda afasta mosquitos, traças e formigas.

Foto: Pixabay

Girassol

A cor amarela do girassol atrai diferentes insetos. Por isso, a muda é muito utilizada como planta armadilha em culturas como a de tomate, nas bordas das plantações, reduzindo a presença de pragas que destroem os tomateiros.

Foto: Pixabay

Hortelã

O cheiro forte do hortelã afasta moscas, mosquitos e formigas. De quebra, a planta versátil também pode ser usada como chá e para acrescentar diferentes sabores e aromas na culinária.

Foto: Pixabay

Manjericão

O manjericão é outra erva aromática queridinha dos cozinheiros. Além de também ser rico em óleos essenciais, o manjericão pode manter moscas, mosquitos e outros insetos distantes da sua horta.

Foto: Pixabay

Mastruz

O mastruz, ou erva-de-santa-maria, costuma ser utilizado para a fabricação de temperos, bebidas e alimentos. As suas folhas secas também são usadas como repelentes contra piolhos, carrapatos e pulgas.

Foto: Reprodução

Sálvia

A sálvia é uma erva aromática que ajuda a repelir mosquitos, moscas, caracóis, lesmas e até mesmo morcegos.

Foto: Reprodução

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Pixabay