Cacto é tudo igual? Conheça as espécies da planta e suas diferenças

Família botânica tem mais de 1790 espécies

Foto: Reprodução/Wikicommons

Diversidade

Dos mais variados tamanhos, formatos e colorações, os cactos são uma família botânica composta por 142 gêneros e mais de 1790 espécies. No Brasil, há 100 tipos de cactos, com 85% deles localizados no semi-árido

Foto: Reprodução/Wikicommons

Para todos os gostos

Entre as espécies, a diferença de tamanho, por exemplo, é marcante. Enquanto o menor cacto chega a 10mm de diâmetro, o maior já registrado alcançou 19,20 m de altura.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Decoração, 'couro' e mais

Os cactos já são difundidos como plantas ornamentais que se adequam tanto a jardins como a ambientes fechados. Também são usados como alimento, na produção de cosmético e até no couro sintético em confecções.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Espécies favoritas

Uma das espécies mais conhecidas no Brasil é a Pilosocereus magnificus, natural da divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Querida pela coloração azul, é uma planta de grande dimensão, podendo chegar a cinco metros de altura quando adulta

Foto: Reprodução/Wikicommons

Coroa-de-frade

Planta característica do semiárido nordestino, esse cacto se destaca pelo formato redondo e um pequeno 'chapéu' vermelho no topo. Compacto, esse cacto não tolera o frio.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Mandacaru

De nome científico Cereus jamacaru, é outro cacto característico do nordeste do Brasil. É usado frequentemente como cerca viva e na reabilitação de terras pobres em nutrientes.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Flor-do-luar

Parte da flora amazônica, esse cacto é caracterizado por sua floração noturna, com destaque para as belas flores brancas em meio aos espinhos, e que costumam ser polinizadas por mariposas.

Foto: Reprodução

'Caixa d'água' natural

Podendo alcançar até oito metros de altura, o Cereus stenogonus é natural do Pantanal e, além do tamanho, é conhecido por armazenar a água coletada em época de chuva, para se manter hidratado em tempos de seca.

Foto: Reprodução/Wikicommons

E as suculentas?

Dúvida comum, todos os cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos. A principal diferença está na base de saída dos espinhos que, no caso das suculentas, há uma auréola de sustentação

Foto: Reprodução

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/Wikicommons