Origem e ameaça
Segundo o site 'Um Só Planeta', 82% das espécies de cactos copiapoa estão em risco de extinção -- em 2013, era 55% delas. Originária do deserto costeiro do Atacama, no Chile, a demanda da Europa e Ásia como planta ornamental tem levado ao aumento de comércio ilegal.
Foto: Getty Images
Destruição do habitat
A destruição do deserto do Atacama e as mudanças climáticas são grandes ameaças para os cactos copiapoa. O aumento da temperatura global influencia a ação da névoa oceânica, essencial para a hidratação dessas plantas. O resultao: dificuldade de reprodução e realocação da espécie.
Foto: Getty Images
Impacto do comércio ilegal
O comércio ilegal também impacta na sobrevivência da espécie. Isso porque a popularidade desses cactos ocasionou a coleta desenfreada para atender à demanda internacional.
Foto: Getty Images
Como coibir
A União Internacional para a Conservação da Natureza enfatiza a importância da colaboração entre países, para evitar que espécies coletadas ilegalmente atravessem as fronteiras.
Foto: Getty Images
Solução sustentável
Uma alternativa para preservar os cactos copiapoa e atender a demanda internacional é cultivá-los em estufas. Essa prática pode reduzir a pressão sobre as populações selvagens e contribuir para a conservação da espécie.
Foto: Getty Images
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Getty Images