Empresas em busca do 'Carbono Zero'

Entenda o que é o termo e conheça marcas que se comprometem com a política

Foto: Reprodução/Getty Images

O que é Carbono Zero?

Em conversa com o Terra, Renato Távora, engenheiro ambiental e sócio da O´Green, explicou a política como uma “ideia de que a gente consiga mitigar nossas emissões. Evitar ao máximo até o ponto de não emiti-las”. Ele, porém, reconhece que “é um desafio”.

Foto: Reprodução/Getty Images

Zero x Neutro

Embora não sejam conceitos tão bem definidos, o engenheiro ambiental explicou que o Carbono Zero visa não emitir gases. O Neutro, por outro lado, usa métodos para compensar as emissões.

Foto: Reprodução/Getty Images

Como aderir a essas políticas?

No caso do Carbono Neutro, uma das maneiras é por meio do plantio de árvores pela própria empresa. Outra forma é pela compra de crédito de carbono, em que uma instituição financia para outra evitar a presença desses gases na atmosfera.

Foto: Reprodução/Getty Images

1- Ifood

Desde 2021, a empresa compensa antecipadamente a emissão de gás carbônico de suas entregas. O grupo tem metas bem definidas para o Carbono Zero até 2025, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foto: fdr

2- Natura

Carbono Neutro desde 2007, a empresa de cosméticos tem o objetivo de até 2030 se tornar Carbono Zero. O grupo opta por ter um olhar integrado para a gestão de carbono e confia em uma agenda de ação.

Foto: Reprodução/Natura

3- Ambev

A fabricante de bebidas tem a ambição de alcançar o NetZero em toda sua cadeia de valor até 2040. Para isso, a empresa dividiu suas metas em etapas, com objetivo para 2025, 2030 e, por fim, 2040.

Foto: Estadão Conteúdo

4- Pepsico

A empresa de alimentos e bebidas é mais uma que se comprometeu a zerar emissões líquidas até 2040. A empresa se fundamentou nas principais medidas baseadas em evidências científicas e na análise de custo-benefício, visando áreas que podem ter maior impacto.

Foto: fdr

5- Sanofi

A farmacêutica quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030 e zerar as emissões até 2045. Para isso, ela aposta na redução de emissões de gases, eletricidade renovável e conversão da frota de automóveis para elétrica ou com zero emissão.

Foto: Reuters

6- Bayer

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e ao Acordo de Paris, a empresa tem metas ambiciosas para 2030. Uma destas é a política de Carbono Zero.

Foto: Divulgação/Bayer

Importância Carbono Zero

Além do impacto ambiental, empresas que aderem à política podem ter inúmeros benefícios sociais e de posicionamento. “Acessos a financiamento facilitados e desconto no [imposto] ISS, dependendo do local”, foram alguns exemplos citados por Távora.

Foto: Reprodução/Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/Getty Images