Guaíba: conheça história do rio que alcançou nível histórico e deixa o sul em alerta

Guaíba superou nível máximo histórico neste mês

Foto: Reuters

Cheia histórica

O Guaíba atingiu o maior nível já registrado desde o início das medições. Na noite de sexta-feira, 3, o corpo hídrico chegou a 4,77 metros de altura. A causa são as fortes chuvas que têm causado enchentes em ao menos 265 cidades do Rio Grande do Sul.

Foto: Deutsche Welle

'Encontro das águas'

Importante rio do estado, o nome "Guahyba" tem origem no Tupi-Guarani, que foram os primeiros moradores da região, e pode ser traduzido como "encontro das águas", "baía de todas as águas" ou "ponto de encontro".

Foto: ANTÔNIO VARGAS

Elo de todo o estado

Até o início do século XIX, o manancial foi conhecido por outros nomes, como "Lagoa de Viamão" ou "Porto Alegre". De todo modo, o lago é um canal de ligação navegável entre o interior do estado e o mar, pois liga os rios (ao norte) e a Laguna dos Patos (ao sul).

Foto: CARLOS RODRIGUES

Rio ou lago?

Pesquisas indicam que o Guaíba já foi classificado como rio, ria, estuário e lago. Mas, com a dúvida entre o termo correto, passou-se a usar apenas "Guaíba", sem designar a topologia. As dimensões do Guaíba se assemelham às grandes baías do litoral brasileiro.

Foto: Evandro Leal

Importância para o RS

O Guaíba é a principal fonte de abastecimento de água para Porto Alegre, e possui importância ambiental, econômica e histórico-cultural. O rio abrange 251 municípios, o que representa 1/3 da área territorial do estado e mais de 60% dos habitantes gaúchos. Lá concentra mais de 2/3 do PIB estadual.

Foto: Francisco Calvino/Getty Images

Poluição do Guaíba

O Guaíba tem sofrido com a poluição desde a década de 1950. Antes frequentado por banhistas, se tornou um receptor potencial de toda a poluição gerada nas sub-bacias que o formam. A maior contaminação de suas águas, segundo estudos, é decorrente dos esgotos domésticos de Porto Alegre.

Foto: ANTÔNIO VARGAS

Tragédias ambientais

O desastre deste mês de maio não é novo no Guaíba. Em novembro de 2023, o rio passou por mais uma enchente e alagou ruas de Porto Alegre. Em 2010 e 2006, uma tonelada de peixes do Rio dos Sinos morreu, devido à redução do oxigênio por causa do volume de carga orgânica.

Foto: Evandro Leal

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reuters