Guigós-da-caatinga: 6 curiosidades sobre o macaco em risco crítico de extinção

Desmazelo com bioma torna incerto o futuro da espécie

Foto: oeco.org.br

De onde é?

O guigó-da-caatinga é uma espécie de macaco sertanejo e, como o próprio nome diz, é endêmico das florestas da Caatinga. Pode ser encontrado da Bahia até o Oeste de Sergipe.

Foto: oeco.org.br

Como são?

Os guigós-da-caatinga têm a pelagem que mescla entre o branco e o acinzentado. Mesmo vivendo em uma região conhecida pelo calor, eles usam verdadeiros casacos felpudos naturais.

Foto: oeco.org.br

O que mais?

A parte mais chamativa do guigó é seu rabo vermelho e longo. Maior que o próprio corpo do bicho, a cauda pode medir 50 centímetros e se destaca pelo tom avermelhado.

Foto: oeco.org.br

Como se comportam?

Pouco estudado, o que se sabe é que são silenciosos, ariscos e territorialistas. Eles possuem um ruído típico de comunicação e costumam habitar as árvores altas da mata.

Foto: oeco.org.br

Está mesmo ameaçado?

A situação dos guigós-da-caatinga é tão crítica que ele já foi considerado um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo pela publicação internacional Primates in Peril.

Foto: Reprodução | YouTube

Por que está ameaçado?

O avanço das queimadas e desmatamentos isolaram as comunidades de guigós, o que causa retenção genética e endogamia, gerando mortes, falta de colonos e, logo, a extinção.

Foto: poliseres.com.br

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: oeco.org.br