Já houve terremoto em São Paulo! Veja o que cientistas descobriram sobre fenômeno

Pesquisa feita por universidades públicas revelou fato inusitado

Foto: Unsplash

Terremoto no Brasil?

Existe até clássico do axé que promete que no Brasil não tem terremoto. No entanto, a realidade não é bem assim. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) descobriram registros de tremores expressivos em São Paulo.

Foto: Getty Images

A terra deu as pistas

Tudo aconteceu quando os geólogos da USP e da UFABC buscavam afloramentos de rochas no próprio campus da USP, no Butantã, e em praças no centro. Foi aí que a surpresa veio: nas buscas, eles acharam um tipo de rocha típica de regiões onde houve tremor de grande magnitude.

Foto: Julio Cesar Bazanini/Divulgação USP

Milhares de anos atrás

Calma, isso aconteceu há muito tempo! Segundo a pesquisa publicada na revista Sedimentary Geology, um terremoto de no mínimo 6 graus na escala Richter teria atingido a região onde hoje está a cidade, há 2,5 milhões de anos. Esses indicativos foram estimados a partir de feições geológicas no subsolo.

Foto: Getty Images

Estrago enorme

A magnitude seria o suficiente para fazer um estrago danado. De acordo com os pesquisadores, um terremoto de 6 graus na escala Richter poderia destruir parte do centro paulistano. Para se ter uma noção, um tremor de 6,8 deixou mais de 2 mil mortos no Marrocos no ano passado.

Foto: Getty Images

Causa indefinida

Os pesquisadores não sabem responder com precisão qual foi o motivo do tremor. Porém, existe uma série de hipóteses para o que aconteceu. Uma das suspeitas é de que o terremoto tenha sido provocado pela queda de um meteorito.

Foto: Unsplash

Cratera Colônia

Quem mora em Colônia ou Vargem Grande, bairros da Zona Sul da capital paulistana, vive praticamente em cima da chamada Cratera Colônia. Com cerca de 3,6 km de diâmetro e 450 metros de profundidade, o buraco está coberto há muito tempo e foi revelado por imagens de satélite na década de 1960.

Foto: Agência FAPESP

Forte hipótese

E o que a Cratera Colônia tem a ver com um terremoto no centro da cidade? Na verdade, ela reforça a primeira hipótese. Isso porque os pesquisadores analisaram as bordas e os sedimentos do fundo do buraco e atestaram que ele foi causado por um meteorito.

Foto: Unsplash

Placas tectônicas

Outra hipótese é a que geralmente acontece em países que registram tremores de terra: atividade tectônica. Apesar de o Brasil estar bem no centro da placa Sul-Americana e os abalos sísmicos serem raros, eles não são impossíveis.

Foto: Getty Images

Longe daqui

Mesmo com a descoberta, não há motivo para alarde. Os terremotos são mesmo comuns em lugares com alta atividade tectônica, como o Chile, as Filipinas, a China e o Japão.

Foto: Unsplash

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images