Sempre-vivas: flores conseguem resistir mesmo após serem colhidas

Espécie pode ser usada no artesanato e na medicina

Foto: Reprodução/Wikimedia commons

Sempre-vivas

As sempre-vivas são plantas que, mesmo depois de serem colhidas, continuam com aspecto de vivas. Por esse motivo, são usadas principalmente para decoração.

Foto: Reprodução/Fernando Marino/Wikimedia commons

De onde vem?

As sempre-vivas podem durar anos com a mesma aparência, mesmo depois de secas. Existem aproximadamente 1,2 mil tipos da planta pelo mundo, sendo que cerca de 800 são do Brasil.

Foto: Marina Campos Vinhal/Flickr/Wikicommons

Usos

Algumas espécies são usadas em artesanatos, decoração de ambientes, confecção de bolsas e chapéus, e até na medicina alternativa e produção de cosméticos.

Foto: Tiago Sá/Governo do Tocantins

História

As flores se popularizaram na 2ª Guerra Mundial, quando eram enviadas junto dos corpos dos soldados às famílias, por serem mais duráveis do que outras espécies.

Foto: João Medeiros/Flickr/Wikicommons

Tratamento especial

Para manter o aspecto após secas, as sempre-vivas podem passar por tratamentos especiais. Algumas espécies, por exemplo, são tingidas para mudar de cor.

Foto: Anna Blazhuk/Getty Images

Espécies brasileiras

No Brasil, as sempre-vivas podem ser encontradas no Cerrado e algumas partes do Norte, Nordeste e Sudeste. Uma das espécies mais conhecidas é o capim-dourado.

Foto: Agência Tocantinense de Notícias/Divulgação

Onde são encontradas?

As maiores populações de sempre-vivas ficam na Chapada Diamantina, Serra do Cipó, Jalapão e Chapada dos Veadeiros, no Brasil.

Foto: Reprodução

Preservação

Apesar da beleza das flores, a preservação das espécies está ameaçada pelas mudanças climáticas e incêndios florestais. A alta extração para importação também é um desafio.

Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Extração é proibida

Atualmente, a extração das sempre-vivas é proibida, e existem unidades de conservação em Minas Gerais e na Bahia, além de reprodução das plantas feitas em laboratórios.

Foto: Reprodução/Facebook

Produção legal

Em alguns locais, a produção de alguns tipos de sempre-vivas é permitida para fins comerciais, como o capim-dourado, e outras espécies para jardins.

Foto: Jeilson/Getty Images

Fique atento

É importante ficar de olho na procedência ao comprar flores secas e rejeitar as plantas não-legalizadas, que correm risco de extinção.

Foto: Carlos Maranhao/Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Simona Flamigni/Getty Images