Por que lobo-cinzento, quase extinto há 100 anos, pode estar sob ameaça de novo

Recentemente, população tem crescido novamente

Foto: Reprodução/Flickr

Recuperação e desafios

Os lobos-cinzentos, quase extintos na Europa há um século, têm se recuperado graças a esforços de preservação. Em 2023, havia matilhas reprodutoras em 23 países da União Europeia, com cerca de 20,3 mil animais. Esse crescimento, positivo para a espécie, gerou protestos de agricultores e preocupação para ambientalistas, segundo reportagem da AFP.

Foto: Luca Romani/Flickr

Conflitos com agricultores

O aumento da população de lobos tem levado a conflitos com agricultores, que afirmam temer pelos seus rebanhos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pessoalmente afetada por um ataque de lobo ao seu pônei, falou em "perigo crescente das matilhas de lobos", e propôs a volta da caça, mas sob regras estritas.

Foto: Reprodução/Pixabay

Debate sobre a caça

A França, que viu a população de lobos crescer após seu desaparecimento em 1939, enfrenta um aumento nos ataques, apesar da queda recente no número de lobos para 1.003 em 2022. Com a pressão para simplificar a eutanásia dos lobos, há preocupações de que isso possa enfraquecer a proteção da espécie.

Foto: Reprodução/Pixabay

Especialistas se preocupam

Especialistas temem a ocorrência de abusos e a caça indiscriminada, se as regras forem flexibilizadas. Guillaume Chapron, da Universidade de Ciências Agrícolas da Suécia, destaca que a proteção dos lobos tem sido uma história de sucesso rara na preservação de espécies.

Foto: Reprodução/Pixabay

Abordagens alternativas

Luigi Boitani, da Universidade de Roma, defendem que medidas preventivas, como cercas elétricas e cães de guarda, seriam mais eficazes do que a caça. Boitani destaca que outros animais, como javalis e veados, causam danos econômicos maiores e que uma abordagem equilibrada é necessária para lidar com os lobos.

Foto: Reprodução/Pixabay

Contexto histórico e cultural

Historicamente, a caça aos lobos foi incentivada na Europa, mas a proteção legal só veio com a Convenção de Berna de 1979. Os lobos, retratados como perigosos na mitologia e nas histórias, têm uma relação complexa com as sociedades humanas, sendo ancestrais dos cães domésticos.

Foto: Reprodução/Pixabay

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Pixabay