Tukumã: conheça fruto da Amazônia que se tornou 'ouro' na indústria de cosméticos

Fruto tem propriedades hidratantes

Foto: Beto Junior/iStock

É da América

O tukumã vem da palmeira tucumanzeiro, tem polpa fibrosa, casca amarelada ou avermelhada e é encontrado em florestas tropicais da América do Sul, especialmente, na Amazônia. Além do Brasil, há árvores do fruto na Venezuela, Colômbia e Peru.

Foto: Foto: Istock

Já foi praga

O tukumã já foi considerado uma praga. Isso ocorreu porque ele se prolifera muito rápido, conforme explica o biólogo Luiz Eduardo dos Santos, pós-graduado em manejo de fauna silvestre e exótica.

Foto: Beto Junior/iStock

Causava prejuízo

"Em áreas de plantações e culturas agrícolas, onde ele não era desejado, acabava se proliferando nesses locais e competindo pelos nutrientes do solo, e isso causava um prejuízo no cultivo", afirma Luiz.

Foto: Beto Junior/iStock

Agora é 'ouro'

Com o passar do tempo, foi descoberto que o fruto tinha inúmeras propriedades e benefícios, e logo, ele virou ‘ouro’ na indústria cosmética. O tukumã também pode ser consumido como alimento, in natura, ou em preparo de pratos.

Foto: Delmaine Donson/Istock

Vitaminoso

O tukumã é rico em vitamina A e C, que auxiliam na manutenção do sistema imunológico, bem como em ferro e cálcio, além de óleos essenciais ricos em ácidos graxos. Isso faz com que o fruto tenha propriedades emolientes e hidratantes.

Foto: Beto Junior/iStock

O biólogo acrescenta:

"O óleo extraído das sementes são ricos em ácidos graxos, como ácido oléico e linoléico, que ajudam a manter a pele e o cabelo hidratados. Além disso, tem as partes antioxidantes, que ajudam a proteger a pele contra danos causados pelos radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e contribui para a melhoria da saúde da pele".

Foto: Delmaine Donson/iStock

Descoberta sustentável

Segundo Luiz Eduardo, outro fator que contribuiu para a crescente do uso do fruto pela indústria cosmética é que o consumo sustentável foi mais difundido, o que levou mais pessoas a procurar cada vez mais produtos de origem natural. "Isso impulsionou ainda mais a utilização do tukumã no ramo dos cosméticos", afirma.

Foto: Aldo Murillo/iStock

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Lena Trindade/Getty Images