Ucuubeira: conheça árvore em risco de extinção usada para fazer cabo de vassoura

Saiba mais sobre a planta

Foto: Pexels | Banco de imagens

'Árvore da manteiga'

A Ucuubeira (Virola surinamensis), também chamada de "árvore da manteiga", está sob risco de extinção. Muito usada para fazer cabo de vassoura, viga de telhado e carvão, ela nasce em áreas úmidas próximas a rios.

Foto: Pexels | Banco de imagens

O que se sabe da árvore?

No Brasil, é comum encontrar essa árvore o Amazonas, no Pará, no Maranhão, no Amapá e em Roraima. Além destes estados, está também em Pernambuco. A espécie é encontrada ainda na Colômbia, Peru e Costa Rica.

Foto: Divulgação / Natura

Risco de extinção

A espécie chegou a figurar na lista das árvores que estariam extintas até 2050, devido ao abusivo uso da indústria. Há alguns anos, o potencial cosmético do fruto tem evitado a derrubada da árvore.

Foto: Divulgação / Natura

O que se sabe do fruto

O fruto da Ucuubeira é fonte de uma manteiga leve que hidrata a pele. O próprio nome da árvore evidencia seu potencial: em tupi, "uku" é gordura, "ubá" é traduzido como árvore. A manteiga está nas sementes vermelhas da ucuúba.

Foto: Divulgação / Natura

O que mais é feito?

Além de cremes e sabonetes, a ucuúba é também utilizada na produção de velas, perfumes e combustível para lamparinas. Há ainda benefícios contra reumatismo, cãibras e artrite.

Foto: Divulgação / Natura

Todo a árvore é potente

Se a madeira é extraída por sua resistência e a semente tem usos diversos na indústria de beleza e bem-estar, a casca da ucuúba também é aproveitada. O material ajuda na cicatrização de feridas e no combate à erisipela.

Foto: Pexels

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Pexels