Híbridos
Esses animais surgem com o cruzamento de duas espécies ou subespécies diferentes. Além da ação humana, as mudanças climáticas estão entre as causas desse fenômeno.
Foto: Paul Souders
Impacto ambiental
O surgimento de espécies híbridas é acentuado por mudanças climáticas. Em regiões polares, o derretimento de geleiras e o aumento da temperatura causam o deslocamento de animais e, assim, o encontro entre os diferentes.
Foto: Hiroshi Watanabe
Narluga
Um destes casos surgiu na Baía de Disko, na Groenlândia. Um estudo confirmou que um crânio encontrado na década de 1980 pertencia a um cruzamento entre a baleia beluga e a narval, separadas há cerca de cinco milhões de anos na árvore evolutiva.
Foto: Paul Souders
Urso-grolar
A migração causada por mudanças climáticas causou o surgimento do urso-grolar. A espécie é resultado do cruzamento do urso polar com o urso pardo, que antes dificilmente conseguiam se encontrar.
Foto: Arterra
Papagaio-do-mar
Pesquisadores recentemente descobriram um híbrido do papagaio-do-mar na Ilha de Svalbard (Noruega). De acordo com a Science Advances, duas linhagens da espécie se mesclaram devido ao aumento do calor na região.
Foto: James Warwick
Ligres
Fora de regiões polares, também há relatos como o dos 'ligres'. A espécie surgiu do cruzamento improvável do leão macho com a tigresa, animais que normalmente vivem em territórios diferentes.
Foto: Visual China Group/Getty Images
Existe risco?
De acordo com artigo publicado pela revista Nature, alguns cruzamentos podem afetar interações sociais e ecológicas. Para evitar mais problemas, pesquisadores devem "combinar" modelos de perda de gelo marinho, oceanografia e genomas. Assim, será possível prever as hibridizações prováveis e monitorar populações em risco.
Foto: Paul Souders
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: DieterMeyrl