Mitos e verdade sobre os impactos do ar-condicionado no meio ambiente

As ondas de calor fazem esse eletrodoméstico se tornar indispensável

Foto: gervyn louis via unsplash

Calorão

As ondas de calor no Brasil passaram de sete para 52 dias por ano, segundo um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que levou em consideração dados dos últimos 30 anos.

Foto: ashkan forouzani via unsplash

Ar-condicionado

O aparelho é um aliado para enfrentar o calor do verão, que ainda nem começou. E para que um ar-condicionado funcione, é necessário haver energia, certo? Sendo assim, ele pode ser prejudicial ao meio ambiente?

Foto: zulki jrzt via unsplash

"O ar-condicionado está aquecendo o planeta"

A energia necessária para alimentar esse e outros aparelhos da sua casa precisa vir de algum lugar, como usinas de carvão e gás natural.

Foto: t penguin via unsplash

Verdade

Nesse sentido, quanto mais aparelhos de ar-condicionado, maior será o impacto no aquecimento global por meio dessas emissões, uma vez que a energia gerada aumentaria.

Foto: cl ahd via unsplash

"Ar-condicionado pode aquecer as cidades"

Um estudo científico publicado na revista 'Environmental Research Letters' relaciona o aumento da temperatura com o uso de ar-condicionado em mais de 2 ºC.

Foto: chromatograph via unsplash

Verdade

“Os sistemas de ar-condicionado liberam calor para a rua, como acontece com mais frequência, o ar externo é aquecido, e a onda de calor piora", afirmam os pesquisadores.

Foto: alexandre lecocq via unsplash

"Gás do ar-condicionado prejudica a camada de ozônio"

Até cerca de 30 anos atrás os sistemas de ar-condicionado utilizavam em larga escala o CFC (clorofluorcarbono), que tem o poder de destruir a camada de ozônio que protege a Terra de radiações solares.

Foto: rendy novantino via unsplash

Mito

Hoje, o gás refrigerante só pode causar impacto ambiental se vazar do sistema, e nenhum aparelho sai de fábrica com refrigerante nocivo em função do Protocolo de Montreal, acordo ambiental internacional estabelecido há 35 anos.

Foto: gritt zheng via unsplash

"O ar-condicionado é o vilão da conta de luz"

O consumo dele se compara ao de um chuveiro elétrico, com a desvantagem de ficar ligado por muito mais tempo.

Foto: mak via unsplash

Verdade

Um aparelho Split 12 000 BTU (1120 Watts de potência) ligado seis horas por dia gasta em média 151,20 kWh por mês, um custo estimado em R$ 110,00/mês.

Foto: yuriy vertikov via unsplash

Terra Planeta🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: dewi karuniasih via unsplash