Mudança climática: mortes por vírus vão aumentar em 12 vezes até 2050

Pesquisa sobre doenças transmitidas por animais indica maior frequência e gravidade a cada ano

Foto: Reuters

Pesquisa

Um estudo americano, publicado na revista científica BMJ Global Health por pesquisadores da Ginkgo Bioworks, mostrou que as mortes causadas por, ao menos, cinco vírus deverão aumentar em cerca de 12 vezes até 2050 devido às mudanças climáticas.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Os vírus

No estudo, os cientistas analisaram os números de cinco vírus: Ebola e Marburg, o Machupo, o Nipah e o Sars-CoV-1 (espécie de 'primo' do coronavírus que causa a Covid-19).

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Como foi feito a pesquisa ?

Para realizar a projeção até 2050, eles analisaram mais de 3 mil surtos de doenças. Em seguida, identificaram 75 casos de doenças de animais transmitidos para humanos . Por fim, selecionaram os 5 principais vírus.

Foto: Reuters

O que o estudo mostra ?

A pesquisa mostrou que as epidemias por esses vírus aumentaram a uma taxa de quase 5% a cada ano, com a mortalidade avançando 9% a cada 12 meses.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Mudanças climáticas

O estudo também mostrou que 60% das doenças são transmitidas de animais para humanos. Isso ocorre devido às alterações climáticas e outras formas de impactos ambientais.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Projeção

A pesquisa afirma que, se essa tendência continuar, esses vírus podem causar 12 vezes o número de mortes em 2050 quando comparado ao ano de 2020.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Como evitar?

O estudo sugere ações para evitar esse cenário, como a criação de sistemas para monitorar os vírus, investimento na criação de vacinas e vigilância focada nos principais centros de viagens.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Terra Planeta 🌍

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reuters