9 terras indígenas podem ser afetadas por novos blocos de exploração de petróleo

Planos são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para 2025

Foto: Paulo Pigozzi/Getty Images

Dados cruzados

A ANP planeja lançar dois novos blocos de exploração de petróleo na Amazônia em 2025. Porém, ao analisar as áreas cotadas, o portal InfoAmazonia, especialista em geojornalismo, aponta que 9 terras indígenas podem ser afetadas.

Foto: REUTERS/Pilar Olivares

Povos originários

As áreas estão em Roraima e seguem em análise antes de serem ofertadas ao mercado petroleiro. Se a exploração for liberada, serão impactadas as áreas pertencentes aos povos Makuxi, Wapixana, Ingarikó e Taurepang.

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Joedson Alves

Proximidade

As comunidades indígenas em questão aparecem a menos de 10 km das áreas cotadas para exploração. Segundo a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT-169), povos indígenas devem ser previamente informados sobre qualquer interferência na autonomia de seus territórios -- e eles têm poder de veto.

Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens

Veja no mapa

Em verde, o InfoAmazonia indica as áreas de Terras Indígenas. Em roxo, poços perfurados. Já em amarelo, são as áreas em estudo para a exploração de petróleo.

Foto: Reprodução/InfoAmazonia

Em junho

Apesar da Convenção, nenhum representante de órgãos indígenas participou da audiência na Câmara dos Deputados sobre a exploração em Roraima. Na ocasião, segundo o InfoAmazonia, o diretor-geral da ANP disse que a área total do projeto já foi reduzida para evitar sobreposições às terras indígenas.

Foto: Reprodução/Renato Araujo/Câmara dos Deputados

O que dizem ANP e MME

E por mais que saibam que ainda existem territórios indígenas próximos às áreas em que podem existir novos blocos de exploração, representantes da ANP e do Ministério de Minas e Energia explicam que a salvaguarda dessas populações será abordada em consulta livre somente na fase de licenciamento.

Foto: Reprodução/Renato Araujo/Câmara dos Deputados

Mapa do petróleo

Na região amazônica, atualmente, existem 52 blocos licitados para exploração ou produção. Disponíveis para oferta pública, ainda há 92. Além disso, 307 outros blocos estão em estudo.

Foto: Reprodução/Agência Petrobras/Geraldo Falcão

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Planet Observer/Universal Images Group via Getty Images