Amazônia sangra: dados apontam que a maior floresta do mundo sofre risco
A cada minuto, área equivalente a 2 campos de futebol é desmatada
Foto: Creative Commons/ Marcello Nicolato
Dia da Amazônia
O dia da Floresta Amazônica é celebrado nesta terça, 5, e o cenário não é nada positivo. Em 2022, a mata teve seu pior índice de desmatamento em 15 anos. Veja os detalhes da destruição da Amazônia. (02/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Devastação desvairada
A Amazônia perdeu mais de 10 mil km quadrados de cobertura vegetal no ano passado, o equivalente a 3 mil campos de futebol por dia. É a maior taxa de desmatamento desde 2008. (03/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Perdas gigantescas
O prejuízo da Amazônia na última década é de 51 milhões de hectares. A área equivale a toda a região da França. A maior parte foi convertida para a agropecuária e para o uso humano. (04/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Pecuaristas na mira
Bruno Heller foi identificado pela Polícia Federal como um dos responsáveis pela destruição na Amazônia. Em três meses, ele derrubou 28 campos de futebol por dia. Para recuperar a perda, são necessários R$ 116 milhões. (05/11)
Foto: Divulgação/PF
Recordes de incêndios
As secas, a destruição da mata e o El Niño, junto com o desmonte de políticas ambientais no governo Bolsonaro, resultaram em recordes nos registros de focos de incêndio entre 2019 e 2020. (06/11)
Foto: Reuters
Biomas em chamas
Em junho, a Amazônia registrou o maior número de incêndios para o mês em 16 anos: foram 3.075 focos de fogo durante o período de secas. (07/11)
Foto: Reuters
Peixes e rios contaminados
O garimpo é outro problema crônico da Amazônia. O resultado é que 21% dos pescados vendidos nas cidades da região Amazônica, entre 2021 e 2022, estavam contaminados por mercúrio. (08/11)
Foto: Victor Moriyama/((o))Eco
Ações contra o garimpo
As extrações ilegais entraram na mira do Ministério do Meio Ambiente, que, junto das Forças Armadas, destruiu 24 aeronaves e 390 acampamentos na região da Terra Indígena Yanomami. (09/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Fauna ameaçada
Na última década, o número de espécies da Amazônia que estão ameaçadas de extinção aumentou em mais de 65%. Animais como a onça-pintada e o peixe-boi-da-amazônia podem desaparecer nos próximos anos. (10/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Terra Planeta🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG. (11/11)
Foto: GettY Images