'Calorão' sem fim: as cidades que bateram recordes de temperatura no Brasil em 2023

Municípios registraram calor acima dos 40ºC

Foto: Ronaldo Pedro da Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo

Calor excessivo

O mês de setembro ficou marcado pela onda de calor intensa que atingiu todo o Brasil. Entre o final do inverno e o começo da primavera, as cidades atingiram recordes de calor. Veja quais foram as mais afetadas pelo 'calorão'.

Foto: iStock

10 - Bom Jesus da Lapa (BA)

No interior da Bahia, a cerca de 796 km de Salvador, a cidade de Bom Jesus da Lapa registrou 41,6°C na última terça, 26, e é a única do Estado na lista de cidades mais quentes do Brasil

Foto: Wikicommons/Uelder Negrão

9 - Balsas (MA)

A cidade maranhense foi uma das mais quentes do Brasil na última segunda, 25, com 41,9ºC nos termômetros. No Nordeste, ela ficou somente atrás de Oeiras, no Piauí.

Foto: Wikicommons

8 - Unaí (MG)

A segunda cidade mais quente de Minas Gerais fica a 590 km de Belo Horizonte e registrou desérticos 42º na última quarta-feira, 27.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

7 - Cuiabá (MT)

A única capital na lista das cidades mais quentes do Brasil em 2023, Cuiabá atingiu seu pico de calor na segunda-feira, com 42ºC nos termômetros.

Foto: Wikicommons

6 - Paranaíba (MS)

O último domingo, 24, proporcionou o auge do calor na cidade sul matogrossense, com 42,1°C.

Foto: Wikicommons

5 - Três Lagoas (MS)

A terceira cidade de Mato Grosso do Sul na lista teve, também no domingo, 42,1°C nos termômetros.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

4 - Água Clara (MS)

O domingo não foi fácil em Mato Grosso do Sul. Outra cidade do Estado atingiu os 42,2°C e ficou entre as mais quentes do País em meio à onda de calor.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

3 - Oeiras (Pl)

A cidade mais quente do Nordeste sofreu com 42,4°C nos termômetros na última segunda-feira. É o recorde de calor do ano em toda a região.

Foto: Wikicommons

2 - Porto Murtinho (MS)

Com absurdos 42,9°C, a cidade mais quente de MS e 2ª no Brasil teve uma alta nos atendimentos médicos devido ao calor extremo na última segunda.

Foto: Divulgação/Governo do MS

1 - São Romão (MG)

A cidade mais quente do Brasil fica a 529 km de Belo Horizonte e, na última terça-feira, registrou 43,5ºC, batendo o recorde de temperaturas de 2023.

Foto: Wikicommons

Terra Planeta🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Gravity Images via GettyImages