Lago Hillier: tudo o que se sabe sobre a lagoa cor de rosa na Austrália

Coloração da água intriga cientistas desde 1802

Foto: Reprodução

Cor-de-rosa

O Lago Hillier chama atenção pelo tom rosado das águas. Localizado na Ilha de Middle Island, no sudoeste da Austrália, a lagoa é uma das maravilhas do país. (01/08)

Foto: Getty Images

Cartão postal

O lago tem cerca de 600 metros de comprimento. Ele é todo rodeado por uma espessa borda de sal branco acompanhada do verde da floresta e a faixa litorânea, banhada pelo Oceano Antártico. Os tons de verde, rosa e azul tornam a paisagem única quando observada de cima. (02/08)

Foto: Getty Images

Coloração intrigante

Desde que foi descoberto em 1802, o lago intriga cientistas e pesquisadores. Até hoje não se sabe ao certo por que suas águas são cor-de-rosa. (03/08)

Foto: Reprodução

Muito sal

Uma das hipóteses para a coloração da água é a presença de algas e bactérias que vivem nas crostas de sal, nos arredores do lago. (04/08)

Foto: Reprodução

Dupla associação

A alta concentração de sal do Lago Hillier atrai a alga Dunaliella Salina, que produz pigmentos carotenoides (de tons laranjas e vermelho). Somada à presença de bactérias, esses elementos alteram a coloração da água do Hillier, a deixando rosada. (05/08)

Foto: Reprodução

Pode nadar?

Apesar da aparência diferente da água, ela não oferece riscos à saúde. É possível entrar no lago, mas a densidade da água é similar a do Mar Morto, permitindo apenas a flutuação. Além disso, o lago fica em uma região de difícil acesso. (06/08)

Foto: Reprodução

'Tão tão distante'

O Lago Hillier está localizado no arquipélago de Middle Island, a 130 km da cidade de Esperance. O aeroporto internacional mais próximo fica a 700 km de Esperance, o que levaria 8 horas de voo para percorrer, fora o deslocamento de barco até o local. (07/08)

Foto: Reprodução

Terra Planeta🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG. (08/08)

Foto: Reprodução