Os rastros das mudanças climáticas em 2023
Relembre os eventos do clima que marcaram o ano
Foto: Reprodução/@drone.mar
Ano cheio
Em 2023, a população sentiu na pele os efeitos das mudanças climáticas. No Brasil, as ondas de calor e as chuvas foram os principais eventos que afetaram a rotina nas cidades. Relembre ➡
Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
Janeiro e fevereiro
O início de 2023 foi marcado pelas fortes chuvas, principalmente na região Sudeste. A situação ficou mais grave durante o carnaval, no litoral norte de São Paulo, quando 54 pessoas morreram por causa das tempestades. Fora do Brasil, os EUA enfrentaram uma de suas piores nevascas.
Foto: Reprodução/@drone.mar
Março e abril
Em março, o Brasil já estava indo para a sua terceira onda de calor, segundo o Inmet. Este ano, inclusive, foram poucos os meses em que não foi registrado calorão. Além disso, em abril, o Estado de Santa Catarina registrou neve, um evento raro no outono.
Foto: Reprodução/MetSul
Maio e junho
Antes de sentirmos os piores momentos da onda de calor no Brasil, vimos os europeus sofrerem com o mesmo evento. O mês de junho foi o mais quente do planeta desde que os registros globais de temperatura começaram, em 1850.
Foto: Reuters
Julho e agosto
No mês seguinte, foi vez dos EUA estamparem os noticiários com a onda de calor. Uma cidade norte-americana bateu 56ºC em julho deste ano. No Brasil, alguns municípios tiveram chuvas excepcionais.
Foto: Diogo Zanatta/Futura Press
Setembro e outubro
Para alguns, a sensação é de que o mês de setembro foi quando houve a primeira grande onda de calor. Foi o mês mais quente da história recente. No mundo, setembro também deixou marcas com uma inundação na Líbia e tufões em Hong Kong.
Foto: Reuters
Novembro e dezembro
Depois do calorão, os brasileiros ainda vão enfrentar... mais calorão! Em novembro, o noticiário deu enfoque ao Rio de Janeiro, que chegou a ter sensações térmicas próximas a 60ºC.
Foto: JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Consequências
Em 2023, o Brasil registrou mortos em enchentes, mortos por calor, além de apagões em grandes Estados por causa da chuva. Foi um ano que certamente ficará marcado pelos intensos eventos climáticos, caso os anos seguintes não sejam piores.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Acompanhe o Terra!
O Terra produz conteúdos diariamente para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.
Foto: Rasid Necati Aslim/Anadolu Agency via Getty Images