Panda é urso? Conheça fatos curiosos sobre o gigante chinês
Origem do animal desperta muito debate e levanta dúvidas
Foto: Reprodução/Wikicommons
Pandas-gigantes
Conhecidos por serem tão fofos quanto desajeitados, esses mamíferos chineses cativam ao redor do mundo. Acompanhe para descobrir algumas curiosidades que cercam os pandas.
Foto: Reprodução/Wikicommons
É urso ou não?
A classificação dos pandas gera uma série de debates entre pesquisadores. No entanto, em 1985, estudos comprovaram que ele possui o mesmo ancestral e faz parte da família dos ursos.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Parente distante
Semelhanças entre os pandas gigantes e vermelhos fizeram com que ambos já fossem enquadrados na família dos guaxinins. Porém, reclassificações determinaram que os gigantes são realmente ursos, enquanto os vermelhos integram a própria família, os Ailuridae.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Pandas das alturas
Além dos ursos pandas comuns, há uma subespécie mais rara, que vive a quase 3 mil metros de altitude, nas montanhas de Qinling, na China, e é diferenciada pelo tom de pelo branco e marrom.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Carnívoro vegetariano
Apesar de integrarem a Ordem dos carnívoros, os pandas se alimentam 99% de vegetais, como brotos e folhas de bambu, alimento em abundância nas florestas da China.
Foto: Hang Xingwei/Xinhua
Polegar exclusivo
Diferente dos outros ursos, os pandas tem um osso exclusivo nas patas dianteiras, uma espécie de 'polegar', que o ajuda a se alimentar de bambus.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Animal diplomata
Exclusivo aos habitats chineses, há poucos pandas em zoológicos pelo mundo. Os que 'viajaram' pelo globo possuem um papel diplomático, com base na boa relação entre os países, e podem ser retomados pelo governo da China a qualquer momento.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
'Aluguel' de pandas
Para um zoológico fora da China receber um urso panda, é preciso assinar um contrato de 10 anos, com pagamento anual de U$ 1 milhão, e qualquer filhote nascido no exterior é automaticamente de propriedade chinesa.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Desinteresse romântico
Uma das dificuldades dos pesquisadores é fazer com que os pandas se reproduzam em cativeiro, já que eles perdem o interesse em acasalar assim que são capturados.
Foto: Divulgação/Adventure World
Estímulos inusitados
Para incentivar o 'namoro' entre os ursos pandas, biólogos tiveram que bolar ideias inusitadas para despertar o interesse, como exibir sons e vídeos de outros pandas acasalando.
Foto: Divulgação/Ocean Park Zoo
Terra Planeta 🌍
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Reprodução/Redes Sociais