Peixe-leão: uma ameaça para ao litoral brasileiro

Como o aparecimento dessa espécie pode prejudicar o ecossistema marinho do País

Foto: GettyImage

Bonito, mas perigoso

O peixe-leão chama atenção pela beleza. Ele tem o corpo listrado de branco com tons laranja, vermelho e marrom, 18 espinhos grandes e venenosos, e nadadeiras longas. Ele pode chegar a 47 centímetros.

Foto: GettyImage

Não é nativo

Essa espécie é nativa do Oceano Pacífico, e se tornou a pior invasora nos recifes de corais do Caribe, onde ele é considerado uma praga.

Foto: GettyImage

Aparição no Brasil

Quatro dessa espécie foram encontrados em águas brasileira: dois deles em Arraial do Cabo (RJ), em 2014 e 2015; um próximo à pluma do Rio Amazonas, no Amapá, em 2020; e o último avistado em Fernando de Noronha (PE), também em 2020.

Foto: Yannick Tylle/Getty Images

Já era esperado

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a chegada dele no País já era esperada, pois há um histórico de trocas de espécies de peixes recifais com a província caribenha ao longo do tempo.

Foto: Ayman Shalaby/Getty Images

Predador nato

O peixe-leão é conhecido por ser um predador agressivo, e se alimenta de animais que tem quase o seu tamanho. Além disso, ele consegue comer 20 peixes em meia hora, e bota mais de 30 mil ovos.

Foto: Brandon Resenblum/Getty Images

Comilão

O grande problema da comilança dessa espécie é que pode, potencialmente, causar até mesmo extinções locais. Como os animais nativos não conhecem o peixe-leão, isso também facilita a sua caçada.

Foto: Getty Images

Não é letal para humanos

Apesar do risco ao ecossistema marinho, ele não é letal para humanos. No entanto, o contato com espinhos, que liberam a toxina, pode causar náusea, dor e convulsões.

Foto: Mateusz Popek/Getty Images

Qual é o risco?

Devido a sua proliferação rápida, e a maneira como se alimenta, espécies nativas e crustáceos correm riscos, o que pode trazer um desequilíbrio ambiental.

Foto: Getty Images

Medidas de controle

Em 2022, o governo lançou uma campanha para alertas nadadores, turistas e pescadores sobre o peixe-leão. A medida visa que a população não devolva o animal ao mar, e informem as autoridades sobre local onde o peixe foi visto para ajudar no monitoramento.

Foto: Getty Images

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images