Por que está tão quente no Brasil no final do inverno?
Temperaturas devem permanecer altas até o final do mês
Foto: KTSDESIGN via GettyImages
Recorde de temperatura
A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de 2023 na última segunda, 18, com temperatura máxima de 33,3°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista. (01/07)
Foto: Dima Berlin via GettyImages
Altas temperaturas
Segundo o meteorologista Cleber Souza, que trabalha no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), esse calor todo é uma união de uma série de fatores. (02/07)
Foto: Jose Miguel Sanchez via GettyImages
Sistema de alta pressão
Uma forte massa de ar seco está estacionada no Brasil, caracterizando um bloqueio atmosférico e inibindo os sistemas que causam chuvas de atuar na região central do país. (03/07)
Foto: iStock/ Getty Images Plus via GettyImages
Tempo seco
"Como é muito seco, praticamente não forma nuvens, propiciando uma radiação solar muito intensa. Isso acaba causando a elevação das temperaturas e a queda da umidade", explica o especialista. (04/07)
Foto: kimberrywood via GettyImages
Fenômeno natural
Esses sistemas de alta pressão acontecem em qualquer época do ano, mas o fato de estar ocorrendo no inverno, com um tempo seco, acaba propiciando a alta das temperaturas. (05/07)
Foto: BSIP/ UIG via GettyImages
Próximos dias
Segundo o especialista, o sistema deve atuar até o final do mês. "Esperamos que, até outubro, as frentes-frias tragam mais chuva, e consequentemente, diminuam a temperatura." (06/07)
Foto: Gravity Images via GettyImages
Terra Planeta🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Jupiterimages via GettyImages