Por que os tubarões atacam seres humanos?

O rei dos oceanos possui uma 'reputação' ruim e corre risco de extinção

Foto: Reprodução

Tan, tan, tan

Imagine a cena: você está nadando no mar e vê um tubarão. Se você tem mais de 30 anos, possivelmente, saíra o mais rápido possível da água enquanto imagina, em desespero, trilha-sonora de 'Tubarão'. Ataques contra humanos acontecem, mas seria a má reputação desses animais um exagero?

Foto: Reprodução

Rei dos Mares

Estima-se que existam mais de 500 espécies de tubarão nos mares e apenas 30 delas já atacaram seres humanos. Os ataques são considerados raros.

Foto: Unsplash

Probabilidade

A chance de ser atacada por um tubarão é muito baixa: mais de uma em 3.75 milhão, segundo o banco de dados International Shark Attack File (ISAF). Mas por que esses ataques ocorrem?

Foto: Getty Images

Motivações

É importante lembrar que tubarões não se alimentam de carne humana. Os motivos para ataques são variados: desequilíbrio ambiental, defesa do território ou confusão (Sim, os tubarões mordem ao confundir o ser humano com uma presa). O nível de agressividade das espécies também é variado e deve ser levado em conta.

Foto: Unsplash

Ataques no Brasil

No Brasil, existem 90 espécies de tubarões registrados e apenas 5 são responsáveis pelos principais casos de ataques. São elas: tubarão cabeça-chata, tubarão tigre, tubarão martelo, tubarão mangona, tubarão galha-preta e o tubarão branco. Apesar da longa costa nacional, os principais ataques ocorrem na Região do Grande Recife, em Pernambuco.

Foto: Unsplash

O caso de Recife

A construção do Porto de Suape (1980) atraiu mais tubarões ao local, já que os animais seguem as embarcações em busca de alimento. O aumento do fluxo de navios e a existência de um canal profundo paralelo à praia, onde espécies mais agressivas costumam ficar, também aumentam a probabilidade do encontro entre banhistas e tubarões.

Foto: Reprodução

Atenção!

Ainda que os ataques sejam raros é fundamental respeitar as sinalizações das praias. Além disso, o ISAF também recomenda remover joias chamativas antes de entrar no mar e evitar o banho em áreas onde há pessoas pescando.

Foto: Unsplash

'O Tubarão'

Quando Steven Spielberg lançou 'Tubarão', em 25 de setembro de 1975, ele não imaginava que iria mudar profundamente a percepção de como esses animais são vistos. A reputação dos animais, principalmente do tubarão-branco, não foi mais a mesma...

Foto: Reprodução

Reputação

No filme, que é baseado no livro homônimo de Pete Bencheley, o grande vilão é um tubarão-branco que parece matar banhistas por prazer. Após o lançamento, pesquisadores relatam que o número de assassinatos de tubarões-branco por vingança e de campeonatos de pescarias com a espécie cresceram.

Foto: Unsplash

Arrependimento

O impacto negativo do filme também é associado à diminuição da população de tubarões nos oceanos. Spielberg já falou sobre o assunto: “Eu realmente, e até hoje, lamento a dizimação da população de tubarões por causa do livro e do filme", disse em entrevista à BBC.

Foto: Unsplash

Siga o Planeta!🌍

Acompanhe as principais notícias sobre meio ambiente e ciência no Terra.

Foto: Reprodução