8 desastres ambientais mortais que chocaram o mundo

Erro humano é a principal causa; relembre

Foto: Daniel Berehulak via Getty Images

Grande Nevoeiro de Londres, Inglaterra (1952)

Devido ao frio, as pessoas começaram a queimar carvão de baixa qualidade, o que se transformou em uma neblina de ácido sulfúrico. Cerca de 4.000 pessoas morreram de problemas respiratórios. (01/09)

Foto: Phil Dye/ Daily Mirror/ Mirrorpix via Getty Images

Poluição em Minemata, Japão (1954)

Seres humanos e animais da região começaram a ter convulsões e comportamento alterado na região. Após vários estudos, descobriu-se que a causa do problema era a contaminação do oceano por mercúrio e outros metais pesados. (02/09)

Foto: Japan Guide

Vazamento de agrotóxicos em Bhopal, Índia (1984)

Uma fábrica de pesticidas foi responsável por lançar cerca de 40 toneladas de gases letais na atmosfera. Cerca de 15 mil pessoas morreram em decorrência direta do vazamento. No total, 500 mil pessoas foram afetadas. (03/09)

Foto: Bettmann via GettyImages

Liberação de óleo pelo Exxon Valdez, Alasca (1989)

Um navio-petroleiro encalhou no Alasca e liberou cerca de 42 mil toneladas de óleo no mar, o que causou a morte de milhares de animais marinhos e contaminou cerca de dois mil quilômetros de costa. (04/09)

Foto: Bettmann via GettyImages

Radiação em Chernobyl, Ucrânia (1986)

Considerado o pior desastre nuclear da história. Um dos reatores da usina explodiu e enviou uma radiação 100 vezes maior que as bombas de Hiroshima e Nagasaki para atmosfera da região. Cerca de 50 mil pessoas perderam a vida e contraíram doenças. (05/09)

Foto: SHONE/ GAMMA/ Gamma-Rapho via Getty Images

Vazamento de Petróleo no Golfo do México (2010)

A explosão de uma plataforma de petróleo matou 7 trabalhadores e desencadeou a liberação de cerca de 5 milhões de barris de petróleo no oceano. Até hoje, compostos químicos do petróleo são encontrados na região. (06/09)

Foto: Bettmann via GettyImages

Rompimento da barragem em Mariana, Brasil (2015)

O acidente ocorreu em virtude do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco na cidade mineira, que liberou 62 milhões de metros cúbicos de lama. Além de poluir rios e matar diversas espécies de animais e plantas, 19 pessoas morreram. (07/09)

Foto: NurPhoto via Getty Images

Rompimento da barragem em Brumadinho, Brasil (2019)

A barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, se rompeu na cidade mineira, causando a morte de 272 pessoas e espalhando resíduos de minério pela bacia do Rio Paraopeba (MG). (08/09)

Foto: Ansa

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (09/09)

Foto: Daniel Berehulak via Getty Images