Santuário no precipício: conheça igreja do século 16 que é cravada em rochas na Itália

A construção fica no Monte Baldo, em Verona

Foto: Getty Images

Altitude impressionante

O Santuário Madonna della Corona não é um destino convencional: é preciso ter coragem. Isso porque a igreja fica a 774m de altitude entre as rochas do Monte Baldo, na cidade de Spiazzi, na região de Verona.

Foto: Getty Images

Origem mística

O santuário tem uma aura divina desde sua fundação, no século XVI. Reza a lenda que uma imagem da Virgem Maria que estava na Ilha de Rhodes, na Grécia, apareceu milagrosamente em uma gruta natural entre as rochas, no ano de 1522.

Foto: Getty Images

Local de peregrinação

Segundo a organização do santuário, a estátua da mãe de Jesus foi transferida "por anjos" ao local e sobreviveu à invasão turca ao país naquele período. Desde então, fiéis passaram a peregrinar até o espaço, que logo virou uma igreja.

Foto: Getty Images

Reformas e ampliações

A igrejinha construída em 1522 ficou maior pouco depois. Em 1625, o santuário foi expandido em 4 metros e oficialmente 'batizado' como Madonna della Corona. O espaço também sofreu outras expansões e revitalizações ao longo dos anos.

Foto: Getty Images

Tamanho atual

Hoje em dia, o santuário tem 600m², 30 metros de comprimento e 20 de largura, uma cúpula de 18 metros e uma nave central de 16 metros.

Foto: Getty Images

Estilo neogótico

A construção totalmente integrada às rochas do Monte Baldo impressiona e a fachada em estilo neogótico não fica para trás. O local ainda é decorado com estátuas do escultor Ugo Zannoni, importante nome da arte italiana, que morreu em 1919.

Foto: Getty Images

Visita do Papa

Um fato interessante é que, em 17 de abril de 1988, o papa João Paulo II visitou e rezou dentro do santuário Madonna della Corona.

Foto: Getty Images

Caminho da fé

Para chegar ao Madonna della Corona da maneira 'tradicional', é preciso mais que fé: o turista deve ter disposição e coragem. O caminho mais conhecido até o local é uma trilha de cerca de 1.540 degraus e 1h30 de duração. O visual panorâmico, em compensação, vale a pena.

Foto: Getty Images

Formas mais fáceis de ir

Atualmente, existe uma estrada para o santuário. Por isso, os turistas que não querem encarar a trilha podem ir de ônibus ou de carro ao local, partindo de Verona, Milão ou Veneza. Próximo à igreja, também há um estacionamento.

Foto: Getty Images

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images